Mais de 70 prefeitos de todas as regiões do Estado de Santa Catarina, se reuniram na noite de quarta-feira (13), no Costão do Santinho, em Florianópolis, para a cerimônia da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
Representando o município de Palmeira, a prefeita Fernanda Cordova e a secretária de indústria, comércio e turismo, Franciele Cordova, receberam o selo Prefeito Empreendedor como finalista da categoria “Governança Regional e Cooperação Intermunicipal”.
O selo conquistado foi direcionado ao setor agropecuário do município, como os pequenos produtores rurais, na atividade da pecuária de corte (bovinos e ovinos), associados na Associação dos Criadores de Ovinos de Palmeira e Associação Palmeirense de Pecuária de Corte.
“Nosso objetivo é valorizar e divulgar a produção agrícola e pecuária do município, estabelecendo uma relação entre o produto, o turismo e a cultura em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Além de fomentar o comércio local por meio de incentivo ao turismo e da oferta de estandes de comercialização, incentivar os produtores através da exposição de produtos da agricultura familiar em eventos. São vários objetivos e metas a serem listadas e alcançadas, conquistar esse selo é um sinal de que estamos no caminho certo”, ressalta Franciele Cordova.
Para a prefeita Fernanda Cordova é motivo de gratidão e desenvolvimento. “Sou grata a nossa secretária de indústria, comércio e turismo, ao engenheiro agrônomo da Epagri, Clayrton Accacio e ao consultor do Sebrae Ricardo Klein, que nos ajudaram no cadastro e também nos dando suporte que faz alavancar nosso setor agropecuário e econômico”, cita.
No evento, também foram conhecidos os gestores públicos municipais que se destacaram em oito categorias: desburocratização, compras governamentais, sala do empreendedor, marketing territorial e setores econômicos, empreendedorismo na escola, governança regional e cooperação, inovação e sustentabilidade e cidade empreendedora.
>> O Prêmio Sebrae
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.
Nesta edição, o Sebrae/SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios. Esse é o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio. O diretor técnico, Luc Pinheiro, destaca a importância da iniciativa. “Um projeto não traz resultados de uma hora para outra no município. É importante ter planejamento, execução e controle das ações. É muito esforço. E por isso o reconhecimento nesta noite é tão importante”, comentou Luc.