A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) realizou, em Palmeira, na quinta-feira, 25, o VI Seminário de Pecuária de Corte, que aconteceu no salão da Igreja católica na localidade de Mato Escuro. O objetivo do tema foi avançar no entendimento sobre a importância da coletividade na área de atividade dos participantes.
Ao final do evento foi encaminhada a formação das associações de gado de corte e ovinocultura e a Cooperativa de Produtores do município de Palmeira, com o objetivo de fortalecer a pecuária como atividade sócio econômica no município.
A Epagri desenvolve um projeto de pecuária desde 2012 na cidade com objetivo de melhorar os índices produtivos do rebanho de corte, trabalhando a questão técnica junto aos produtores. Para o representante da Epagri no município, Clayrton Silveira, o seminário chamou atenção dos produtores para a necessidade e importância do coletivo. “A competividade do mercado nos faz pensar que somente a técnica não é suficiente para o desenvolvimento rural da agricultura familiar nos dias de hoje. A coletividade e as relações que o ser humano tem como sendo um ser social apresenta no associativismo e cooperativismo formas de fortalecer esta relação”, apontou.
A prefeita Fernanda Córdova, que participou do evento, ressaltou a qualidade do gado produzido no município. “A coletividade fortalece os produtores para negociações futuras. Nosso gado é de boa qualidade, o que é muito importante e, junto ao trabalho da Epagri, a organização das associações e cooperativas pode incrementar em muito a rentabilidade da pecuária em nossa região”, discursou.