Mulheres de todas as idades estiveram presentes na programação realizada pela Administração Municipal de Palmeira em homenagem ao dia mulher na tarde de terça-feira, 20. A marca do evento foi o combate à violência contra a mulher.
Na programação, que iniciou às 13h, uma palestra sobre a Violência Doméstica alertou, orientou e despertou a atenção dos presentes para o problema, que ainda é um desafio, com altos índices de ocorrência na Serra Catarinense. A psicóloga Francine Barros e a assistente social Eliane Souza, ambas do CRAS, foram as palestrantes.
Alguns jovens ouviram a palestra e declaram que saíram mais conscientes dos direitos que a mulher possui e da importância da luta contra a violência doméstica. “Na palestra, o que mais chamou nossa atenção foi saber a quantidade de mulheres que são agredidas todos os dias. Achamos importante este trabalho, pois nos deixou mais alertas para essa triste realidade”, declararam Lucas Raulino e Leandro de Jesus, 15 anos, alunos da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira.
“Nós decidimos alterar a programação para o dia 20 porque queríamos dar ao evento um tom mais social e relevante, e o tema da violência contra a mulher, com o apoio do ônibus Lilás, encaixou com nosso desejo”, afirmou a prefeita Fernanda Cordova em entrevista à nossa reportagem.
Ônibus Lilás chamou a atenção para a importância do tema
Dentre as atividades da programação, o ônibus Lilás chamou a atenção como novidade, levando às palmeirenses atendimentos jurídicos e psicológicos. A advogada Gabriela Piccoli atendeu as mulheres dando orientações jurídicas e apresentando os direitos que a Lei Maria da Penha lhes concede, enquanto a psicóloga e policial civil, Caroline Kraid, falou da importância do atendimento psicológico às vítimas e do enfrentamento à violência sofrida contra a mulher, orientando quanto aos procedimentos cabíveis nas ocorrências.
Lucilene dos Santos, moradora do bairro Cerro Baio, declarou que fez questão de sair de casa, mesmo com o tempo chuvoso, para ouvir a palestra e participar de toda a programação. “Aprendi muito hoje com a palestra e a palavra que a advogada e a policial deixaram para nós”, salientou.
A programação ainda contou com uma ação social com atendimentos na área da saúde e oficinas de beleza para as mulheres presentes, além de um saboroso coffee-break.