Ações incluíram Dia D de prevenção, exames preventivos, avaliações das mamas, palestras e encontros sobre cuidados com a pele, além de orientações e encaminhamentos.
Mais de 150 mulheres participaram das ações do Outubro Rosa promovidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município durante o mês de outubro. A programação reuniu atendimentos, atividades educativas e momentos de orientação, com foco na prevenção e na promoção da saúde da mulher.
Entre as iniciativas realizadas estiveram o Dia D de prevenção, exames preventivos, avaliações das mamas, palestras e encontros sobre cuidados com a pele (skincare). As atividades também proporcionaram espaços de acolhimento, troca de informações e incentivo ao autocuidado, aproximando os serviços de saúde da comunidade.
A campanha reforçou ainda o papel da Atenção Primária à Saúde (APS), que constitui a principal porta de entrada do sistema de saúde. Por meio das Unidades Básicas de Saúde e das equipes de Saúde da Família, o atendimento às mulheres é desenvolvido de forma contínua, desde as ações de prevenção e orientação até o acompanhamento e os encaminhamentos necessários.
De acordo com Francine Matos de Moraes, enfermeira coordenadora da Atenção Primária à Saúde, o resultado da mobilização demonstra a importância de fortalecer o cuidado com a saúde da mulher durante todo o ano.
“O Outubro Rosa foi um sucesso e, neste ano, conseguimos fortalecer ainda mais esse cuidado. A Atenção Primária tem um papel fundamental, pois as Unidades Básicas de Saúde são a principal porta de entrada para as mulheres que buscam atendimento, orientação e acompanhamento. Esse trabalho não se limita ao período da campanha: acontece durante todo o ano, com acolhimento, prevenção e atenção integral à saúde da mulher”, destaca.
O encerramento da campanha marca a continuidade de um trabalho que permanece na rotina das unidades de saúde. As mulheres podem procurar a UBS de referência para receber orientações, realizar consultas e verificar a indicação de exames e outros cuidados, conforme suas necessidades.


