Projeto Acordes da Serra vai revelar novos talentos para o tradicionalismo.

‘Acordes da Serra’: projeto promove música e tradição em Palmeira

Projeto pretende revelar Talentos celebrando o Tradicionalismo através dos acordes na Gaita

A noite da segunda-feira, dia 18, transformou o Complexo Educacional Jussara Rodrigues da Cruz no palco de um evento que marcou o início de uma jornada musical significativa para a comunidade de Palmeira. A aula inaugural do Projeto Acordes da Serra, que vai reunir trinta e dois alunos ansiosos por desenvolver suas habilidades na gaita, sob a orientação do professor Ricardo Guasselli.

Este projeto inovador oferece aulas de uma hora para duplas de alunos, garantindo uma experiência de aprendizado intensiva e personalizada. Com a disponibilização de duas gaitas para uso durante as aulas, o projeto assegura que todos tenham a oportunidade de praticar, mesmo aqueles que ainda não possuem o instrumento.

O ‘Acordes da Serra’ tem por objetivo não apenas promover o tradicionalismo e transmitir a importância da tradição para as novas gerações, mas também descobrir novos talentos musicais em Palmeira. A cidade, conhecida por revelar gaiteiros de renome, espera, com este projeto, continuar a sua tradição de excelência musical.

Um dos momentos mais emocionantes da aula inaugural foi o “gaitaço”, uma apresentação que contou com a participação de gaiteiros experientes e consagrados da região. Este encontro de gerações proporcionou uma atmosfera de nostalgia e emoção, reforçando o vínculo da comunidade com suas raízes culturais.

Idealizado pelo vice-prefeito Sandro Masselai durante o período em que assumiu o cargo de prefeito em exercício, em fevereiro, o Projeto Acordes da Serra é executado pela Secretaria de Educação, e reflete o compromisso da administração municipal com a cultura e a educação musical. Ao oferecer aulas gratuitas de gaita, o projeto não apenas enriquece o cenário cultural de Palmeira, mas também abre portas para que jovens e adultos explorem seu potencial artístico.

“Nossa identidade passa pela música, e Palmeira sempre teve grandes talentos, e percebemos a importância de transmitir isso para os mais novos, descobrindo novos talentos para que nossa tradição permaneça viva”, destacou o vice-prefeito.

As aulas já começaram nesta terça-feira, 19, e o Acordes da Serra promete ser um marco na história musical de Palmeira, cultivando talentos e fortalecendo o tradicionalismo na região.

:: Veja galeria de fotos, clicando aqui ::

Gaiteiros conhecidos dos palmeirenses realizaram um mini-gaitaço para animar o lançamento do Projeto Acordes da Serra