Desfile Cívico celebra 200 anos da independência do Brasil em Palmeira

Beleza, patriotismo e emoção marcam desfile cívico em Palmeira

Alunos e munícipes participaram de ato que homenageou as vítimas da Covid e comoveu familiares

Após um período de dois anos, o município de Palmeira voltou a celebrar a independência do Brasil na tarde deste sábado, 3, com o desfile cívico. O ato foi realizado na avenida Alexandre Murara e, além da beleza e da criatividade dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, foi marcado por muita emoção.

Organizado pela Secretaria de Educação, o desfile deste ano, que celebrou os 200 anos da independência, contou com a participação das escolas da rede municipal de ensino, da escola estadual Antonieta Silveira, com membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e com o grupo de motoqueiros Gurizada da Serra. A secretária de Educação, Alexandra Masselai, abriu a solenidade falando do sentimento que envolveu a preparação do evento.

“Nosso sentimento hoje, com esse retorno do nosso desfile, é de muita gratidão no coração. Estamos saindo de um período muito difícil e reconhecemos nossos profissionais da saúde e da educação, pois essas duas áreas sofreram muito neste período. Somos gratos por estes profissionais e por termos a oportunidade de ver, mais uma vez, nossas crianças desfilando”.

Ao longo do desfile, vários temas importantes foram lembrados pelos alunos. As crianças do C.E.I. Laura de Souza Rafaelli desfilaram num pelotão que representou a ciência e a vacina. O Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza aproveitou a apresentação de seus dois pelotões para homenagear os profissionais da saúde, a quem retrataram como heróis. Já os alunos do Núcleo Municipal Professor Benício homenagearam os profissionais da educação.

Desfile foi marcado por diversas homenagens.
Os alunos do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza homenagearam os profissionais da saúde, e desfilaram vestidos como heróis.

O vice-prefeito, Sandro Masselai, destacou a importância de sermos exemplos para as crianças. “Nesta apresentação não devemos enxergar somente o ato cívico. Devemos perceber que estão passando por nós o futuro de uma sociedade, e o quanto temos que ser responsáveis, éticos e humanos para zelar por essa preciosidade”, discursou.

Homenagem durante desfile emociona familiares de vítimas da Covid

A emoção tomou conta dos palmeirenses que acompanhavam os desfiles em dois momentos. No primeiro, a secretária de educação lembrou da pequena Alice Tomasi Marques, de apenas 3 anos. Aluna do CEI Laura de Souza Rafaelli, Alice faleceu na madrugada do sábado, 3. Ela sofria de uma doença crônica e aguardava um procedimento cirúrgico. Foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem à menina e à família.

Já em meio á apresentação, os alunos do Núcleo Maria Rozalina Hemckemaier, da localidade de Barreiros, interromperam a música e, em silêncio, homenagearam as cinco vítimas que Palmeira perdeu para a Covid-19. As famílias das vítimas foram chamadas à frente do palanque das autoridades, e receberam arranjos de flores de autoridades municipais. Após isso, balões foram soltos e voaram pelos céus, simbolizando a partida das vítimas que não sobreviveram à doença.

Homenagem às vítimas da Covid-19 emocionou familiares durante o desfile.
O Núcleo Maria Rozalina Henckemaier soltou balões brancos simbolizando as cinco vítimas da Covid-19 no município.

Investimentos em infraestrutura e no ser humano: os pilares que sustentam a terceira melhor educação de SC

Em seu discurso, a prefeita Fernanda Cordova ressaltou a dedicação dos profissionais da Secretaria de Educação, e lembrou o resultado do IDEB 2019, que colocou a educação de Palmeira, nas séries iniciais, como a terceira melhor do estado de Santa Catarina e a melhor entre os municípios da Amures. Fernanda destacou que a educação sempre foi uma das principais bandeiras de sua gestão, e relembrou os investimentos realizados na área.

“Nossa secretaria de educação tem muito a comemorar e temos muito orgulho de toda nossa equipe. Somos o melhor IDEB da Amures, a terceira melhor de SC, por isso somos muito gratos pelos nossos profissionais, e para ter uma boa educação temos que ter investimentos, e nós sempre nos reunimos e visamos melhorar cada vez mais. Investimos em estrutura e em nossos professores”, afirmou Fernanda.

A prefeita se referiu à adequação nas instalações do CEI Laura de Souza Rafaelli, à construção do Complexo Educacional, que vai proporcionar a realização de inúmeras atividades de contraturno aos alunos da rede municipal, e à reforma dos Núcleos Antonieta Farias de Souza e professor Benício, que iniciam nos próximos dias. Juntas, as obras ultrapassam R$ 1,3 milhão em recursos investidos.

Além do investimento em infraestrutura, o município estendeu a toda a carreira do magistério municipal o reajuste do piso nacional, conforme anunciado pelo governo federal. O reajuste será alocado ao salário dos professores conforme negociação junto ao sindicato dos servidores públicos de Otacílio Costa e Palmeira.