Chuvas intensas causam transtornos em Palmeira.

Chuvas Intensas: Palmeira registra 241.9 mm de chuvas nas últimas 48 horas

Volume histórico de chuvas surpreendeu e provocou transtornos nas localidades do interior do município. Algumas localidades estão sem luz a mais de 30 horas

Nos últimos dias, a cidade de Palmeira, assim como toda Região Serrana, foi surpreendida por chuvas intensas que trouxeram consigo transtornos com pontos de alagamentos nas estradas rurais e falta de energia elétrica.

Em algumas localidades do interior, cerca de 388 unidades consumidoras permaneciam sem energia elétrica até as 17h desta sexta-feira, dia 17. Equipes da Celesc estão em Palmeira, mas enfrentam dificuldades de acessar os locais para realização dos reparos.

A prefeita Fernanda Cordova entrou em contato com a gerência regional da Celesc no início da tarde, para que os reparos fossem agilizados. “Nós recebemos a informação que as equipes da companhia já estão em Palmeira, mas com dificuldades de chegar aos locais que precisam de reparo, por causa dos alagos. Estamos acompanhando e cobrando uma solução”, destacou a prefeita Fernanda.

Volume histórico de chuvas

As chuvas, que se prolongaram desde a quarta-feira, 15, superam os 240 mm. Dados da estação meteorológica da Epagri no sítio Sol Nascente, na localidade de São Sebastião, registraram 241.9 mm de chuva entre a quinta-feira, 16 e a sexta-feira, 17.

Na localidade de Cerro alto, a estação registrou 169,60 mm e, no centro, o pluviômetro da mineradora Bauminas registrou 225mm de precipitação no período. O resultado foram pontos de enxurrada e alagamentos que deixaram algumas comunidades isoladas.

As autoridades locais também estiveram atentas às necessidades da população e trabalharam incansavelmente para coordenar os esforços de ajuda e recuperação. As equipes da Defesa Civil atuaram prontamente para garantir a segurança dos moradores e minimizar os danos, isolando e sinalizando pontos de alagamento nas estradas.

Conforme o último levantamento das equipes, realizado às 17h desta sexta-feira, há problemas de pontos de alagamento nas seguintes localidades: Estrada Geral de São Sebastião, próximo à empresa Resitol; acesso à localidade dos Barreiros, próximo à igreja e próximo ao Aron; Estrada Geral da Farinha Seca (próximo à primeira ponte); Estrada dos Borges (na divisa); Estrada do Lageadinho; Estrada dos Lourenços (próximo ao senhor James Beninca) e Estrada Geral do Mato Escuro.

Emergências podem ser comunicadas à Defesa Civil

A recomendação da Defesa Civil é que as pessoas fiquem em casa o máximo possível, e não tentem passar por áreas alagadas. Em caso de emergência médica, deve-se entrar em contato com um dos números disponíveis da Defesa Civil, ou do Corpo de Bombeiros, para atendimento da ocorrência.

“Nossas equipes estão mobilizadas para atender eventuais emergências. Ninguém sabe as condições das estradas em áreas com alagos. Não é possível saber, por exemplo, se a enxurrada não levou a pista, ou algum bueiro, e isso pode ocasionar tragédias que podem ser evitadas. Não tenha pressa. Aguarde as águas baixarem”, pediu a prefeita Fernanda Cordova. Os telefones da Defesa Civil para chamadas em caso de necessidade e emergência são os seguintes: (49) 98921-8375 (Ane) ou (47) 9929-5564 (Dione).