A prefeita Fernanda Cordova participou do encontro

Cresol reúne agricultores em Palmeira

Objetivo foi realizar palestras sobre o plano Safra e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

Trazer o desenvolvimento para a comunidade e para o município através do cooperativismo. Foi com este objetivo que a Cresol Planalto Serrano realizou, na tarde desta quinta-feira, 18, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, uma palestra sobre o Plano Safra 2022/2023 da cooperativa. O evento, que contou com apoio da Epagri, reuniu dezenas de produtores rurais, que puderam conhecer em detalhes os planos da cooperativa.

O diretor presidente da Cresol Planalto Serrano, Arnaldo Borges Nunes, destacou o protagonismo do agro na economia nacional, motivo que leva a instituição a apoiar o homem do campo. “Hoje o Agro tá em alta, é o carro chefe do nosso país, e sabemos que se o produtor não planta, quem está na cidade não janta. Por isso a cooperativa é engajada neste objetivo, ano após ano, disponibilizando recursos importantes, tanto para custeio quanto para investimento, trazendo praticidade e juros acessíveis, via governo federal, mostrando o diferencial que isso traz para cada um dos produtores”, explicou.

Conforme Arnaldo, as linhas de crédito do Plano Safra, pela Cresol, abrangem tanto a agricultura quanto a pecuária. “Nosso objetivo é que o produtor possa investir em sua propriedade, trazendo desenvolvimento para ele e para o município onde está inserido”, destaca.

Atendimento na casa do produtor e custeio de projeto

A gerente da agência Otacílio Costa, Priscila Hohmann, destacou que, entre as vantagens oferecidas pela Cresol, estão o diferencial no atendimento, além do custeio de parte do projeto. “Temos uma parceria com o pessoal da Epagri, e aquele agricultor que precisa fazer o projeto, nós custeamos meio por cento do projeto, uma grande vantagem, perante outras instituições financeiras”, explica.

Além disso, Priscila explica que o atendimento diferenciado também é uma das marcas da cooperativa. “A gente visa atender o melhor possível os agricultores. Preferimos o contato pessoal, ir à casa do produtor, ajudar na parte da documentação para ele fazer o custeio, ou o investimento. Queremos que esses recursos, disponibilizados pelo Governo Federal, cheguem aos produtores”, destaca.

Cooperativa tem planos de investir em Palmeira

Durante o evento, o presidente da cooperativa, Arnaldo Borges, anunciou haver estudos em andamento para abertura de uma unidade da cooperativa em Palmeira. “Percebemos o crescimento do agronegócio na cidade e um grande potencial. Acreditamos que este estudo possa ser finalizado em breve para buscarmos a execução deste plano”, projetou.

A prefeita Fernanda Cordova destacou o momento do agronegócio em Palmeira, frisando o crescimento da pasta, no âmbito da administração. “Temos trabalhado, em média, com um crescimento de 40% ao ano na prestação de serviços de apoio aos nossos agricultores. Quando assumimos, em 2017, nossa dificuldade era com tratores, hoje temos mais tratores que profissionais, e estamos buscando equalizar essa questão, pois a agricultura, tanto nas lavouras quanto na pecuária, crescem ano após ano em nossa cidade”, frisou.

Participou da reunião, também, a gerente de contas de agronegócio da cooperativa, Maria Júlia De Liz Rosa, que ministrou a palestra sobre o Plano Safra para os agricultores.