A coordenadora pedagógica, Eliane Sandri, e a professora Carla Murara, representaram Palmeira em solenidade no Palácio do Planalto.

Do planalto ao palácio: educação de palmeira representada em solenidade em Brasília

Após ser selecionado para participar do programa “Alfabetiza Brasil”, o município de Palmeira foi representado, na segunda-feira, 12, na solenidade de lançamento do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é resultado de pesquisa realizada no âmbito do programa Alfabetiza Brasil, que ouviu 341 docentes de 291 município do país, selecionados com base nos índices de desempenho do Ideb. Palmeira foi um dos dez municípios de Santa Catarina selecionados para participar da pesquisa, que foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados da pesquisa foram divulgados no fim de maio e na segunda-feira, 12 de junho, o Governo Federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cujo objetivo é garantir que todas as crianças estejam totalmente alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. “Estamos dando fim ao descaso e às disputas menores para nos concentrarmos no que realmente importa: as nossas crianças que precisam, mais do que nunca, de adultos que lhes deem as mãos e a garantida proteção”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que participou do evento no Palácio do Planalto.

Uma honra e um privilégio

O município de Palmeira enviou duas representantes à solenidade, a professora Carla Murara e a coordenadora pedagógica Eliane Sandri. Elas estiveram entre 50 professores convidados pelo MEC para a ocasião.

“Como professora alfabetizadora, senti-me privilegiada por ser convidada a acompanhar o momento da assinatura do decreto que institui o ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’. Fiquei honrada e grata em poder representar o município de Palmeira neste encontro”, afirmou Carla, que atua há 35 anos como alfabetizadora e foi designada pela secretaria de educação para participar da solenidade.

Já a coordenadora pedagógica, Eliane Sandri, destacou a importância do compromisso para universalizar boas práticas de educação, como as que já acontecem em Palmeira. “A alfabetização compõe a pedra fundamental da educação e contribui para o desenvolvimento e crescimento de uma nação inteira. Temos muito a fazer pela educação do nosso município e orgulhosa de saber que estamos no caminho certo. Esse compromisso é de fundamental importância para destacar a necessidade de integração de municípios, estados e da União para o programa de alfabetização infantil”, destacou.

Para a Secretária de Educação, Alexandra Masselai, a participação do município resulta de uma união de esforços fundamental para promover as práticas resultantes nas contínuas melhorias dos índices de educação de Palmeira. “Conseguimos, ao longo dos últimos anos, juntar o melhor de alguns mundos. Primeiro, com o compromisso da prefeita Fernanda e do nosso vice-prefeito, Sandro, com a educação, com os investimentos históricos não só na infraestrutura, mas também nos professores e na equipe técnica, tanto em formação continuada quanto na valorização, através do pagamento do Piso Nacional da Categoria. Além disso, a proximidade das famílias e a atuação forte da coordenação pedagógica são fundamentais para construir esses resultados, que honram nossa cidade”, afirmou.