Uma das turmas acontece na segunda-feira, pela manhã, no CRAS.

Fortalecer relacionamentos: serviço retorna com atividades em Palmeira

Atividades contemplam 45 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos

Fortalecer relações familiares e comunitárias, promovendo integração e trocas de experiências entre participantes, enfatizar o sentido de vida coletiva através do desenvolvimento da inteligência emocional, complementando o trabalho social com famílias atendidas pela assistência social. É com este objetivo que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) retomou, na segunda, 22, em Palmeira, as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Com atividades nos períodos matutino e vespertino, o serviço atende 45 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos. “Trabalhamos visando complementar as questões de dignidade, o acesso de informações, de serviços, de vivências diferenciadas e emancipatórias, garantindo sempre os direitos individuais e coletivos, prevenindo situações de risco social”, explica a coordenadora do CRAS, Ingrid Farias de Liz.

Acolhimento e protagonismo

Na prática, o SCFV promove um espaço acolhedor, onde a criança e/ou adolescente possui protagonismo social. Suas ideias e opiniões são respeitadas, acolhidas e problematizadas, e por isso os usuários são divididos por grupos de acordo com o ciclo de vida. O orientador social desenvolve as atividades, nos grupos, de forma lúdica, onde a manifestação da criatividade e senso crítico podem ser externalizadas a qualquer tempo, assim temas como violências, direitos, história, valores, projeto de vida, futuro, cuidados pessoais, meio ambiente, autoestima, datas comemorativas, família, dentre outros temas.

“É um serviço importantíssimo para ajudar no desenvolvimento de nossas crianças. Eu mesma precisei superar algumas questões de autoestima para que pudesse crescer profissionalmente e chegar onde estou hoje, como prefeita. Investir e ajudar no desenvolvimento emocional de nossas crianças e adolescentes é essencial, pois significa investir no futuro da cidade”, salientou a prefeita Fernanda Cordova, que visitou dois grupos na retomada das atividades.