Índice Firjan, divulgado no fim de outubro, avalia as contas dos municípios brasileiros, com base em quatro indicadores, divulgado anualmente

Histórico: Palmeira atinge índice de excelência em gestão fiscal

O município de Palmeira alcançou, pela primeira vez em sua história, índice de excelência em gestão fiscal. É o que revelou o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), um estudo anual, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com objetivo de fortalecer a cultura da responsabilidade administrativa, fornecendo subsídios para uma gestão pública eficiente e democrática.

O levantamento, que tem como base as contas do município em 2022, revelou que a cidade atingiu uma pontuação de 0,8353, e foi classificada com uma gestão de excelência. Comparado ao levantamento de 2022 (ano-base 2021), quando Palmeira havia obtido um indicador de Boa Gestão, com nota 0,7791, o município demonstrou uma evolução significativa em sua administração.

Palmeira: Exemplo prático de boa gestão

Testemunho do compromisso da administração municipal com a eficiência e transparência na administração pública, essa conquista de excelência na gestão fiscal de Palmeira demonstra que uma gestão comprometida com o desenvolvimento, responsabilidade fiscal e o bem-estar dos cidadãos consegue promover uma transformação positiva.

O IFGF é mais do que um indicador; é uma ferramenta que destaca a importância de uma gestão eficiente e responsável nas administrações municipais. À medida que os municípios buscam a excelência em sua gestão fiscal, todos os cidadãos são beneficiados por serviços de qualidade e um ambiente propício para o crescimento e o progresso. A trajetória de Palmeira é um exemplo inspirador para outras cidades que buscam aprimorar sua gestão e proporcionar um futuro melhor para seus habitantes.

O município conquistou uma nota geral de 0,8353, com índices de excelência em três dos quatro indicadores individuais. Notavelmente, a cidade alcançou a pontuação máxima de 1 no quesito “Investimentos”, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento local. Os indicadores de “Gastos com Pessoal” (0,9006) e “Liquidez” (0,9380) também indicam uma gestão financeira responsável e eficaz. O único índice abaixo do nível de excelência foi “Autonomia” (0,5026), que mede a capacidade dos municípios de sustentar o funcionamento de todos os serviços públicos com seus próprios recursos. Ainda assim, o índice deste indicador avançou em relação ao último levantamento (0,4150).

“É uma alegria muito grande ver que todo esforço e toda a responsabilidade que buscamos no tratamento com os recursos públicos sejam percebidos e reconhecidos por uma entidade tão importante quanto a Firjan. Meu compromisso sempre foi o de melhorar a vida das pessoas, e por isso sempre colocamos o foco na organização, sempre investindo os recursos de forma estratégica, para nos dar o máximo de retorno para fazermos os investimentos necessários na cidade”, destacou a prefeita Fernanda Cordova.

Para ela, as melhorias nos índices são reflexo do esforço dos servidores e dos investimentos da gestão em cursos de capacitação. “Nosso critério, sempre que um servidor busca e se interessa por um curso de capacitação, é investir, pois sabemos que isso retorna, para o município, em melhorias nos processos, na organização e, na ponta, proporciona ao cidadão um serviço mais eficiente. Temos ainda muito para melhorar, mas o índice mostra que caminhamos no rumo certo”, afirmou.

Gráfico mostra evolução do índice nos últimos 10 anos.

O índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF): Uma Medida de Qualidade da Gestão Pública

O IFGF é uma ferramenta desenvolvida pela Firjan que avalia a gestão fiscal dos municípios brasileiros. Ele fornece uma avaliação abrangente sobre como as prefeituras estão administrando os recursos públicos, considerando a eficiência na arrecadação, aplicação dos recursos, transparência e responsabilidade fiscal. Composto por quatro indicadores, todos com igual peso no cálculo do índice geral, o IFGF é um termômetro da saúde financeira e da qualidade da gestão de uma cidade.

Autonomia: Avalia a capacidade de financiar a estrutura administrativa.

Gastos com Pessoal: Indica o grau de rigidez do orçamento.

Liquidez: Trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras.

Investimentos: Avalia a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.

Em resumo, o IFGF é uma bússola para medir a qualidade da gestão pública nas cidades que buscam um futuro melhor por meio de uma administração eficiente e comprometida, e mostra que Palmeira segue no caminho certo.