Índice foi divulgado na sexta-feira, 16, em Brasília

Ideb 2021: Palmeira supera índice do Brasil e mantém melhor nota da Região Serrana

Índice avalia séries iniciais do ensino fundamental. Taxa de aprovação da rede municipal ficou acima dos 94%

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta sexta-feira, 16, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. As planilhas com os índices estão disponíveis no portal do instituto. Mais uma vez, a rede municipal de educação de Palmeira atingiu o melhor índice entre os municípios da Região Serrana.

O resultado alcançado pelos alunos do município (6,3) supera o índice da Rede Nacional (5,8) e o da Rede Estadual de ensino (6,1). No período, os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram taxa de aprovação de 94% e alcançaram nota de 6,6 no Saeb. “A taxa de aprovação significa que, de cada 100 alunos, 94 foram aprovados, e a prova do Saeb avalia os alunos com relação aos conhecimentos em Língua Portuguesa e matemática”, explica a secretária de educação, Alexandra Masselai.

Metodologia de avaliação do índice

Utilizando dados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, o Ideb nacional monitora, em todos os estados e Distrito Federal, a qualidade do Ensino Fundamental, dividido em séries iniciais e finais, e do Ensino Médio. Seu resultado varia de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o índice.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido como Prova Brasil, obtém as médias de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. Os alunos matriculados no 5° ano da rede municipal realizaram as provas em dezembro de 2021. As taxas de aprovação, resultantes no indicador de rendimento, foram aferidas por meio do Censo Escolar, com dados de turmas do 1° ao 5° ano.

Em nota informativa, o Ministério da Educação esclareceu que, mesmo com o índice mantendo sua metodologia, a pandemia do novo coronavírus teve grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021. Um deles envolveu a suspensão das aulas presenciais, com 92% das unidades da educação básica aderindo ao ensino remoto ou híbrido nesses dois anos.

Além disso, houve aumento na aprovação dos estudantes, já que muitas escolas optaram por priorizar habilidades e conteúdos, tendo dois anos para atingir os objetivos de aprendizagem, ao invés de um. Não foi o caso de Palmeira, que manteve os critérios de aprovação, independente da pandemia.

Investimento em Infraestrutura e no ser humano: os pilares que sustentam a melhor educação da Região Serrana

Uma das principais bandeiras da atual gestão, a educação recebeu os principais investimentos ao longo dos últimos seis anos. Este foi um dos fatores que impulsionaram a manutenção do índice num patamar elevado.

“Sabemos que o professor precisa de uma boa estrutura e condições para trabalhar bem e gerar resultados com as crianças, e por isso nosso primeiro grande desafio foi finalizar nossa creche municipal”, relembrou a prefeita Fernanda Cordova.

Além da finalização da creche, outros investimentos, como a reconstrução e reforma das escolas do interior e adequação da nova creche proporcionaram melhores condições de conforto e segurança para estudantes e professores. Em andamento, o Complexo Educacional vai proporcionar a realização de inúmeras atividades de contraturno às crianças. Com a Reforma do Núcleo Antonieta Farias de Souza e do Núcleo Professor Benício, no Mato Escuro. Juntos, os investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão.

Outra ação importante foi a implantação, para toda a carreira do magistério, do piso nacional da categoria, além dos investimentos constantes em formação continuada. As ações mantêm os professores alinhados às melhores práticas pedagógicas da atualidade. Junto a isso, a contratação de ferramentas tecnológicas que auxiliaram na formação e melhoram o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Dois exemplos são a contratação do programa ‘Aprende Brasil’ e a aquisição de uma nova biblioteca para a educação infantil.

“Temos muito orgulho de nossa educação, e vamos sempre procurar melhorar e investir cada vez mais, pois é isso que garante o futuro de nossa cidade. É a educação que pode transformar a vida das pessoas e merece toda nossa atenção”, finalizou Fernanda Cordova.