Jovens Empreendedores estão aprendendo sobre o mercado de trabalho ainda no ensino fundamental.

Jovens e Empreendedores: parceria traz educação empreendedora para ensino fundamental em Palmeira

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um dos braços do Programa Cidade Empreendedora, e está transformando a vida de crianças palmeirenses

Incentivar a quebra de paradigmas e promover o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores, através da prática, proporcionando às crianças o envolvimento num ambiente onde os alunos têm autonomia para aprender e desenvolver atributos e atitudes para assumir o protagonismo e a gerência de suas próprias vidas. É com estes objetivos que, em Palmeira, a secretaria de educação promoveu, no sábado, 3, a Feira do Jovem Empreendedor Primeiros Passos, em parceria com o Sebrae, através do Programa Cidade Empreendedora.

O evento, realizado no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, atraiu centenas de palmeirenses, prestigiar os pequenos empreendedores do município.

Direcionado a alunos do ensino fundamental, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um dos braços do projeto Cidade Empreendedora, na área da educação, e atua incentivando os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade para avaliarem opções e possibilidades para a resolução de problemas na vida pessoal e profissional.

“Foi um projeto desenvolvido durante o ano. O Sebrae forneceu todo material didático e a formação dos professores, e cada turma, com seu professor, desenvolveu uma temática sobre empreendedorismo”, explicou a secretária de educação, Alexandra Masselai.

Alunos assumiram papel de empreendedores e decidiram o que levariam para a feira

No total, mais de 220 alunos participaram do projeto, nas três escolas da rede municipal de ensino. Para a Feira, as turmas desenvolveram um pequeno plano de negócios, no qual decidiram sobre o que venderiam ao longo do evento. Dentre os produtos, as turmas venderam artesanatos, plantas, sucos, bolos, brinquedos, pastéis, sorvetes e até alguns minutos de brincadeira num touro mecânico.

Uma das alunas, Joana Paes, do 1º ano do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza, chamou atenção da mãe, Fabrícia Melo Paes, pela seriedade com a qual abraçou o projeto e pelo empenho no desenvolvimento das atividades ao longo do ano. “Como mãe, é muito gratificante ver esse exemplo que a escola está dando, nessa parceria com o Sebrae. Ela chegou em casa, um dia, e disse ser uma menina empreendedora”, conta.

Fabrícia destaca a percepção que teve, do aprendizado de Joana. “Ela aprendeu e me mostrou como dar o troco, começou a ter noções sobre dinheiro e de como conduzir as coisas. Aprendeu sobre a importância dos reciclados. Estou muito feliz de ver como a educação é desenvolvida no município, voltada não só pro estudo, mas para a vida das crianças. Ela sempre estudou aqui, desde a creche, e sempre teve excelentes professores e uma didática surpreendente, pois aqui tem valorização e incentivo ao professor. É ótimo. Nossa educação está de parabéns”, destaca a mãe.

Alunos venderam mais de R$ 3,9 mil

O resultado alcançado por Joana e pelos colegas ilustra o sucesso da Feira. No total, os produtos oferecidos pelos alunos arrecadaram R$ 3.970, valor que os próprios alunos decidirão, com os professores, como será usado, para custear as confraternizações de encerramento de cada turma.

“Foi um orgulho muito grande e emocionante ver nossas crianças envolvidas e conscientes de seu papel como empreendedores e vendedores, aprendendo como funciona a realidade e o futuro que as espera. Minhas meninas adoraram, participaram do Touro louco, compramos algumas decorações e saímos muito felizes, por perceber que nossa educação permanece no rumo certo. Temos que preparar nossas crianças para a vida, e esse objetivo tem sido alcançado”, comemorou a prefeita Fernanda Cordova.

::Veja mais fotos da Feira do Jovem Empreendedor::