desastres naturais

Prefeituras são orientadas sobre prevenção a desastres naturais

Prefeito, vices, coordenadores de defesa civil municipal, assessores jurídicos e representantes do Corpo de Bombeiros de toda Serra Catarinense participaram na manhã deste sábado (18) no auditório da Amures, de reunião com o coordenador geral da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Mushue Dayan Hampel Vieira. O objetivo foi esclarecer sobre a Lei 12.608 e discutir sobre ações de prevenção de desastres nos municípios.

O que explicou Mushue Hampel é que o conceito do Ministro da Integração Nacional Helder Zahluth Barbalho e do catarinense, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil coronel Renato Newton Ramlow é trabalhar na prevenção dos desastres. “Sabemos que para cada dólar investido na prevenção é economizado sete dólares em recuperação. Esse é nosso foco”, afirmou.

Ele iniciou falando de eventos que são previsíveis como seca, estiagem prolongada e áreas de risco de deslizamento. E sugeriu que para esses casos é possível elaborar projeto de acordo com a Lei 12.608. E orientou os municípios para capacitar os técnicos e aderir ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil – CONPDEC.

“É relevante dizer que Santa Catarina é um do estado referência para o Brasil em prevenção de desastres e trabalhar em parceria com o governo federal é importante para os municípios”, frisou o coordenador geral da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Ele explicou inclusive sobre a diferenças entre obras de prevenção e recuperação e salientou que tem de haver bons projetos para canalizar recursos. “O coronel Newton Ramlow tem um olho clínico para nosso Estado e está atento à essas demandas”, comentou Mushue Hampel.

Um ponto que ele destacou é que os municípios tem de ter um plano urbano de gerenciamento de risco, para ser mais resiliente, que significa ter capacidade própria de restabelecer a normalidade. Coletes da Defesa Civil foram distribuídos aos municípios presentes na reunião e dúvidas foram tiradas dos participantes sobre prevenções e recuperação de desastres.

A secretária executiva da associação de municípios Iraci de Souza agradeceu em nome do presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier a orientação e considerou de extrema importância os esclarecimentos. “Temos na maioria prefeitos de primeiro mandato e estruturar esse setor agora significa menos custos nas ações de recuperação, porque poderemos planejar ações preventivas” disse.