Imagem ilustrativa

Palmeira terá audiência pública para tratar sobre qualidade da água

Uma audiência pública está marcada para acontecer no auditório da Câmara de Vereadores do município de Palmeira na próxima terça-feira, 6, às 19h, com o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade os resultados das análises físico-químicas e bacteriológicas realizadas na água que abastece o município. O convite para a audiência pública, emitido em nome da prefeita, informa que a comunidade poderá levar sugestões, críticas e comentários acerca do tema.

A questão da qualidade da água em Palmeira tem sido motivo de visitas da prefeita à sede da Casan, em Florianópolis, na tentativa de buscar uma solução junto ao órgão, responsável pelo abastecimento da água consumida no município. “Existe um termo de cooperação segundo o qual a Casan se obriga a fornecer água de qualidade para consumo em nosso município, e isso não tem acontecido”, explicou a prefeita, salientando que testes realizados apontam a má qualidade da água que tem chegado às torneiras dos palmeirenses. “Não temos mais como esperar para resolver a situação. Precisamos de um plano de ação com um cronograma para que o assunto esteja resolvido”, apontou.

Solução passaria por ampliação da Estação de Tratamento

A qualidade da água já havia sido tema de uma visita realizada pela prefeita à sede da Casan em abril. Na ocasião, o presidente da Companhia, Walter Gallina, teria garantido à prefeita a condução de um estudo para ampliação da estação de tratamento, porém, não havia informado um cronograma de ação na ocasião.

“Quando a estação de tratamento foi construída, a Estação de Tratamento foi projetada para atender até 90 ligações, que era o que existia na época. Hoje já são mais de quinhentas ligações, e a estação não tem tempo de dar o tratamento adequado à água por causa da demanda”, disse Fernanda.

De acordo com o superintendente da Região Sul Serra da CASAN, Vilmar Tadeu Bonetti, a companhia está reavaliando todo o Sistema de Abastecimento do Município de Palmeira. É essa avaliação que vai mostrar as soluções técnicas mais adequadas para a melhoria do abastecimento no município, que pode passar pela ampliação da Estação de Tratamento de Água, novas captações e também ampliação da distribuição de água para comunidades do interior, como Barreiros e Mato Escuro.

Por e-mail, o superintendente informou que estará presente à audiência pública que tratará sobre o assunto no próximo dia 6 de junho.