A prefeita Fernanda Córdova discursa durante a audiência

Casan se compromete, em audiência pública, a ampliar estrutura de abastecimento de água

Preocupada com a qualidade da água da Casan que abastece a população, a prefeita de Palmeira Fernanda Córdova mobilizou a comunidade para uma audiência pública na Câmara de Vereadores, na noite desta terça-feira (06). E recebeu a confirma de que a estatal não só ampliará a capacidade do armazenamento de água, como ampliará a estrutura da rede de abastecimento.

As reclamações da comunidade levaram a prefeita a solicitar à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – Aris, um relatório detalhado da qualidade da água. O resultado da análise físico, químicas e bacteriológicas resultou na audiência que questionou a qualidade da água.

“Tivemos várias reuniões com a direção da Casan em Florianópolis e levamos a reclamação da população sobre a turbidez e a falta da água. O relatório da Aris revelou também, a limitação na captação e de armazenagem da água. Em consequência a qualidade da água está abaixo do esperado e agora abrimos caminho para uma solução definitiva”, relatou a prefeita.

Fernanda Córdova disse que a gestão participativa indica o que deseja a comunidade e a problemática da água é uma solução que começa a ser construída. A engenheira analista de fiscalização e regulação da Aris Cláudia Zanetti disse que dia 4 de maio iniciou a fiscalização em Palmeira e foram realizadas várias constatações, que estão em poder da prefeita.

O superintendente regional de negócios subserra Casan, Vilmar Tadeu Bonetti, disse que a produção e a qualidade da água são objetivos da companhia. E foi taxativo ao afirmar que a água tem de atender aos padrões de potabilidade. “A Casan não tem nada a esconder e por recomendação do presidente da Casan Valter Gallina vamos suprir a necessidade da comunidade”, afirmou.

Perguntas da população foram dirigidas à mesa de autoridades e tiradas várias dúvidas sobre ampliação, qualidade e captação da água que abastece o município. Sugestões foram colhidas e encaminhadas à direção da Casan e em 30 dias a companhia apresentará projeto de melhorias no abastecimento de Palmeira.
Também participou da audiência, o vice-prefeito Sandro Masselai, presidente da câmara Ronaldo Vieira de Jesus, diretor executivo do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Selênio Sartori e a fiscal sanitária da secretaria de Saúde de Palmeira, Katiane Aparecida Campos de Souza.

Capacidade limitada de abastecimento

A população de Palmeira consome em média 4,5 litros de água por segundo. A estação tem capacidade de tratar 5 litros por segundo. Um poço artesiano foi perfurado com capacidade inicial de três litros por segundo, mas hoje, produz apenas 1,5 litro por segundos e desta forma, a estação de tratamento não consegue tratar adequadamente a demanda de consumo do município.

O projeto já autorizado pela Casan prevê ampliar a capacidade de a estação de tratamento dobrar a capacidade do reservatório que é de 50 metros cúbicos. Este encaminhamento é o que se dará a partir de agora com o máximo de brevidade.