Alunos se envolveram em atividades de conscientização do meio ambiente em Palmeira

A estudante Amanda Aparecida Pedroso, 13 anos, do 8° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Básica Antonieta Silveira, em Palmeira, foi uma das centenas de crianças que participaram das ações da Semana do Meio Ambiente, realizada no Município entre os dias 19 e 23 de junho.

Na escola em que ela estuda o trabalho desenvolvido foi instalação de uma horta medicinal, com a ajuda de todos os alunos. Com suporte da professora Maria Helena, os estudantes utilizaram objetos recicláveis, como a garrafa pet, com a intenção de segurar a terra – formando assim um canteiro, podendo também segurar a água da chuva para irrigar as plantas do próprio canteiro. “Reaproveitamos objetos que não têm mais utilidade para construir uma coisa do bem, e também que devemos cuidar do que é nosso, pois nem tudo é lixo, e, pode sim ser reutilizado”, narrou Amanda.

Dentre outras ações, que envolveram os alunos da Rede municipal de ensino e funcionários de diversos setores da administração municipal, foram realizados concursos de redação, desenho, paródias e frases, que premiaram os melhores alunos nestas respectivas categorias. O Projeto “Horta Escolar”, desenvolvido com o apoio da Epagri, levou os alunos do Núcleo Municipal Professor Benício a se envolverem na criação da horta nas dependências da escola.

Equipes de várias secretarias realizaram a limpeza nos cemitérios do Cerro Alto e do Cerro Baio, além do Rio no bairro São Luiz.

O encerramento das atividades aconteceu na manhã da sexta-feira, 23, e contou com a participação da prefeita Fernanda Córdova, do vice-prefeito Sandro Masselai, e de diversas lideranças do município e representantes de empresas e entidades parceiras na ação, como a Epagri, Polícia Ambiental, Klabin/ SA, Rio Deserto e Avanex.

Em seu discurso a prefeita destacou a importância de trabalhar o tema preservação com os estudantes. “Os próprios estudantes levam o que aprendem nas escolas para aplicar em suas casas, orientando sua família”, disse Fernanda, concluindo que o Município deve criar em breve uma campanha para a separação de resíduos.