A Equipe pedagógica reuniu profissionais para o lançamento do projeto

Projeto ‘Tecendo a paz’ promove cultura de Paz em Palmeira

Construir na comunidade de Palmeira uma cultura de paz e redescobrir o papel da escola na educação em um sentido mais amplo, promovendo uma abordagem reflexiva sobre a vida. Estes são os objetivos do Projeto ‘Tecendo a Paz’, que começou a ser realizado com alunos do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza e envolverá, ainda seus familiares.

O Projeto, da equipe pedagógica do Núcleo, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, representado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e o apoio da Secretaria Municipal de Educação e vai promover, entre os alunos, valores que estimulam o respeito à vida, generosidade, compreensão, além de rejeitar a violência e promover uma cultura de solidariedade.

“O comportamento adverso no ambiente escolar nos obriga a reaprender e reinventar novas estratégias para garantir que a aprendizagem ocorra”, afirma a supervisora escolar Elaine Sandri. Para ela, as violências atreladas às questões sociais, afetivas, familiares, escolares, geram impactos e desafios ao ensino, que são possíveis de serem minimizados através de um trabalho solidário do professor na sala de aula.

Projeto busca envolver vários agentes

Para dar certo, o projeto busca fomentar um trabalho colaborativo de vários agentes, a fim de suprir as deficiências que prejudicam o desenvolvimento escolar e social, promovendo ações socioeducativas e preventivas para o bem-estar de todos, evidenciando valores relativos à paz através de experiências significativas.  Neste aspecto, além das ações envolvendo os alunos, serão realizadas ações com seus familiares e com a comunidade, buscando a transformação de todo o contexto no qual os alunos estão inseridos.

Um exemplo destas ações aconteceu na quarta-feira, 30, com o primeiro encontro com os profissionais da Unidade Escolar, que foi conduzido pela equipe pedagógica e pelas técnicas de referência do CRAS. “Foi uma tarde produtiva, onde foi apresentado o projeto e mobilizado a equipe para engajar-se a esta ação”, afirmou a diretora da unidade escolar, Cleide Medeiros.

“Este projeto é um exemplo da importância que nossos profissionais de educação dão ao desenvolvimento integral dos alunos. Promover a paz e a cidadania vai preparar melhores cidadãos, que vão ter mais vínculos com a comunidade. Estão todos de parabéns”, disse a prefeita Fernanda Córdova.