A Atividade foi realizada na propriedade da produtora Aline Longo.

Epagri realizou dia de campo com Produtores Rurais em Palmeira

Apresentar aos produtores rurais as vantagens da adoção do sistema silvopastoril com bracatinga em suas respectivas propriedades. Este foi o objetivo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Santa Catarina, que realizou, na quarta-feira, 20, com apoio da Prefeitura de Palmeira, um treinamento para os produtores.

O evento foi realizado na propriedade da produtora Aline Longo, que há possui o sistema implantado, demonstrando várias vantagens na produção. “A bracatinga é uma espécie de árvore nativa com excelente potencial a ser explorado”, explicou o  Engenheiro Agrônomo Clayrton Silveira, da Epagri de Palmeira.

Ele cita as principais vantagens do sistema, que já está em funcionamento no município desde 2012. “Sombra e conforto animal, redução do risco de geada, aumento da umidade do solo, favorecendo a produção de forragem, dentre outros”, aponta.

Após as palestras técnicas o grupo de produtores visitou a propriedade ver, na prática, o manejo de pastagens com piqueteamento e métodos de implantação por sobressemeadura, que tem tido sucesso, nos últimos dois anos, na propriedade.

O evento contou com a participação da Prefeita Fernanda Córdova, que falou sobre a importância de ações como esta para os produtores. “É uma forma de aumentar a renda e, ao mesmo tempo, preservar o Meio Ambiente. Queremos melhorar nossa cadeia produtiva o máximo possível, a fim de qualificar cada vez mais nosso produto e nossos produtores”, afirmou.

No fim do evento foi realizada a distribuição de várias mudas, doadas pela Ong Apremavi, para os produtores. Dentre elas, a bragatinga.