Projeto incentiva hábitos saudáveis em Palmeira

Aproximar as famílias da escola, incentivar o diálogo no ambiente escolar e promover conhecimento sobre a importância de hábitos saudáveis para o bom desenvolvimento físico e emocional dos alunos. Está é o objetivo de um audacioso projeto que já está sendo implantado no município de Palmeira, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Trata-se do Programa Saúde na Escola, que consiste na formação da “Turminha da Prevenção”.

Além dos objetivos citados, o projeto piloto do programa, que está sendo implantado na localidade de Mato Escuro, no interior do Município, também busca, através da integração entre saúde e educação, a potencialização de práticas de promoção e prevenção em saúde no ambiente escolar, o favorecimento de relacionamentos de respeito e cooperação entre os alunos, incluindo respeito às diferenças.

O projeto, idealizado pela psicóloga Miryan Silva e pela Enfermeira Francine Matos, contou com a participação dos profissionais da saúde, da diretora da escola, Jéssica Souza, que sinalizou às profissionais as demandas que deveriam ser trabalhadas, além dos professores, que se tornaram grandes parceiros para a realização dos encontros, que acontecem quinzenalmente e contam com a participação multiprofissional além de voluntários para a execução deste projeto.

“Este projeto nasce de uma parceria entre a equipe de saúde e educação, além de voluntários, que dedicam o tempo atuando de forma divertida, proporcionando conhecimento aos alunos na busca pela prevenção e melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, destacou Miryan Silva.

Para Francine Matos, o projeto não teria sucesso sem a participação de todos os envolvidos. “Sem o apoio das Secretarias de Educação, Saúde e diretoria da escola, não conseguiríamos pôr o projeto em prática, mesmo já tendo sido idealizado por nós há algum tempo”, disse a enfermeira.

Os encontros quinzenais do projeto envolvem crianças com idade entre quatro a 11 anos, e são realizados durante a jornada de estudo, com duração de aproximadamente duas horas. Os temas abordados são cuidados em saúde (higiene), diálogo familiar, o uso de celular, alimentação saudável, atividade física, regras da escola e o processo de brincar.

“É de extrema importância fortalecer os laços entre família e escola, bem como o trabalho em rede no município de Palmeira. É visível a satisfação e interesse das crianças na espera de cada encontro”, finalizaram as profissionais.

Para a prefeita Fernanda Córdova, é mais uma ação de incentivo que visa, estrategicamente, conscientizar a nova geração sobre os temas abordados. “É muito importante investirmos nas nossas crianças. Elas são a voz do amanhã e são elas que vão ser as maiores beneficiadas, no futuro, junto com nossa cidade”, comemorou.