Foram várias palestras voltadas para o desenvolvimento profissional dos professores.

Prontos para educar e transformar vidas

Contribuir com o crescimento pessoal e profissional, além de proporcionar maior confiança e motivação aos professores no início do ano letivo e assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas. Estes foram alguns dos objetivos da Capacitação Pedagógica ministrada aos professores da rede municipal de ensino nos dias seis e sete de fevereiro, no Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.

Com temas voltados para sua área de atuação, os professores tiveram um tempo de reflexão com profissionais qualificados, que abordaram temas relacionados aos “Saberes e Fazeres da Educação Infantil” e “Práticas e sabedoria necessários à docência”.

“É um tempo muito bom, que faz com que a gente pense o quanto os nossos alunos são importantes e o quanto nós, enquanto profissionais, precisamos sempre melhorar e não nos acomodar em apenas ensinarmos teoria”, afirmou a professora Graciane Borges de Souza, 36 anos, dos quais 16 são dedicados ao ensino das crianças do município de Palmeira.

Em sua fala aos professores, durante os treinamentos, a prefeita Fernanda Cordova desafiou os profissionais a serem mais do que transmissores de conteúdo. “Nós falamos de um mundo melhor, mas a verdade é que está nas mãos de nossas famílias e de nossos professores plantarem essa semente no coração de nossas crianças”, discursou a prefeita, que ainda falou sobre o impacto que a educação pode ter no futuro do município.

Com a organização da Coordenação Pedagógica, em conjunto com a Secretaria de Educação, o treinamento ainda explorou a importância dos professores. “Não há excelência pedagógica sem a qualificação dos profissionais. Os professores têm papel de destaque, pois eles que estão à frente do fazer pedagógico, entusiasmando, motivando, orientando e ensinando as crianças”, explicou a coordenadora pedagógica Crislei Paim.

Criatividade é novidade no cardápio da merenda escolar

Uma das novidades que os alunos vão encontrar na merenda escolar é uma maior variedade de pratos com alto valor nutritivo. Isso porque, além dos professores, as merendeiras de cada núcleo municipal também foram alvo de um treinamento, em parceria com a Epagri, onde aprenderam técnicas de boas práticas no manuseio dos alimentos e como reaproveitar produtos orgânicos de forma a melhorar o valor nutritivo dos pratos.

“A educação é um fator essencial até para o trato dos alimentos. Precisamos evitar o desperdício, promovendo o reaproveitamento integral de frutas e verduras”, apontou a Coordenadora Pedagógica Eliane Xavier, uma das organizadoras da capacitação.