Convênio foi assinado na última segunda-feira, em Brasília.

Palmeira terá banda larga de internet no interior do município

Levar mais interação, conectividade, entretenimento e proporcionar desenvolvimento às localidades de São Sebastião, Cerro Alto, Barreiros e Mato Escuro. Esta é a intenção da administração municipal que, através da prefeita Fernanda Cordova, esteve em Brasília esta semana para formalizar a adesão do município ao programa ‘Internet para Todos’, do Governo Federal.

A adesão ao programa aconteceu em cerimônia no Centro Internacional de Convenções do Brasil e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o presidente da República, Michel Temer e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Conforme o MCTIC, serão instaladas torres de recepção que receberão sinal de internet do satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que está em órbita desde 2017 e já recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do Governo Federal. As torres recebem o sinal e distribuem pelas localidades, a um preço reduzido.

“É um convênio que vai levar a tecnologia e o desenvolvimento para as áreas rurais de nosso município. Hoje a internet está em tudo, e isso vai impulsionar ainda mais as ações para levar mais infraestrutura para nosso interior”, festejou a prefeita durante a cerimônia.

Conforme cronograma do Ministério, os municípios deverão começar a receber as primeiras antenas em maio, e a previsão é que sejam instaladas o quanto antes. Cabe salientar que o papel das prefeituras é indicar os locais para instalação das antenas, bem como garantir a segurança da área e as despesas de energia elétrica que serão utilizadas pelos equipamentos.