As mulheres contaram com orientação das profissionais do Ônibus Lilás

Comemoração do Dia da Mulher destacou tema da ‘violência contra as mulheres’ em Palmeira

Mulheres de todas as idades estiveram presentes na programação realizada pela Administração Municipal de Palmeira em homenagem ao dia mulher na tarde de terça-feira, 20.  A marca do evento foi o combate à violência contra a mulher.

Na programação, que iniciou às 13h, uma palestra sobre a Violência Doméstica alertou, orientou e despertou a atenção dos presentes para o problema, que ainda é um desafio, com altos índices de ocorrência na Serra Catarinense. A psicóloga Francine Barros e a assistente social Eliane Souza, ambas do CRAS, foram as palestrantes.

Alguns jovens ouviram a palestra e declaram que saíram mais conscientes dos direitos que a mulher possui e da importância da luta contra a violência doméstica. “Na palestra, o que mais chamou nossa atenção foi saber a quantidade de mulheres que são agredidas todos os dias. Achamos importante este trabalho, pois nos deixou mais alertas para essa triste realidade”, declararam Lucas Raulino e Leandro de Jesus, 15 anos, alunos da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira.

“Nós decidimos alterar a programação para o dia 20 porque queríamos dar ao evento um tom mais social e relevante, e o tema da violência contra a mulher, com o apoio do ônibus Lilás, encaixou com nosso desejo”, afirmou a prefeita Fernanda Cordova em entrevista à nossa reportagem.

Ônibus Lilás chamou a atenção para a importância do tema

Dentre as atividades da programação, o ônibus Lilás chamou a atenção como novidade, levando às palmeirenses atendimentos jurídicos e psicológicos. A advogada Gabriela Piccoli atendeu as mulheres dando orientações jurídicas e apresentando os direitos que a Lei Maria da Penha lhes concede, enquanto a psicóloga e policial civil, Caroline Kraid, falou da importância do atendimento psicológico às vítimas e do enfrentamento à violência sofrida contra a mulher, orientando quanto aos procedimentos cabíveis nas ocorrências.

Lucilene dos Santos, moradora do bairro Cerro Baio, declarou que fez questão de sair de casa, mesmo com o tempo chuvoso, para ouvir a palestra e participar de toda a programação. “Aprendi muito hoje com a palestra e a palavra que a advogada e a policial deixaram para nós”, salientou.

A programação ainda contou com uma ação social com atendimentos na área da saúde e oficinas de beleza para as mulheres presentes, além de um saboroso coffee-break.