Parceria envolve consórcio SBS/Dalba e Epagri, que apontará áreas que receberão as mudas.

Parceria entre Prefeitura e consórcio SBS/Dalba garante reflorestamento de áreas afetadas pela reconstrução da SC-114

Repor a mata retirada nas áreas de domínio do Deinfra durante as obras de reconstrução da SC-114. Este é o objetivo de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Palmeira, Epagri e o Consórcio SBS/Dalba, firmada na última semana em reunião realizada com as partes na prefeitura municipal.

De acordo com a engenheira agrônoma do consórcio SBS/Dalba, Mariane Leôncio, o projeto atende um termo de compromisso firmado entre o Departamento de Infraestrutura (Deinfra) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), para que cerca de nove hectares de mata que precisaram ser retiradas das encostas da SC-114, devido às obras de reconstrução da rodovia, possam ser replantadas. “Serão mudas nativas e araucárias, que devem ser repostas por lei. Nós daremos as mudas e o acompanhamento do crescimento das mesmas, e a Epagri, junto com a prefeitura, nos indicarão o local para plantio”, afirmou.

Neste sentido, a Epagri já está efetuando o levantamento das áreas prioritárias e deverá indicar à empresa, até o final de maio, os melhores locais para o plantio das mudas. “A prioridade será nas áreas de produtores e nas encostas dos rios, de forma a proteger as nascentes”, afirmou o técnico da Epagri, Luiz Tadeu.

A partir daí, com o levantamento dos pontos em mãos, a empresa vai elaborar e encaminhar o projeto para aprovação da FATMA. A ideia é que as primeiras mudas possam ser plantadas ainda no primeiro semestre. “A Fatma tem seus prazos para aprovação do projeto, aí vamos depender deles”, observou a engenheira.

Para a prefeita Fernanda Cordova, o projeto vai compensar os danos causados ao meio ambiente em função das obras. “Sabemos que é uma necessidade a melhoria da rodovia, e que para isso é preciso retirar as matas de vários pontos, e o projeto é uma forma de repor esses danos causados ao Meio Ambiente”, afirmou a prefeita.