Palmeira terá coleta de materiais recicláveis às quartas-feiras

Dar destinação adequada aos materiais recicláveis, preservando o Meio Ambiente, além de colaborar para melhorar a vida de profissionais que vivem da Coleta seletiva. Com estes objetivos, a administração municipal de Palmeira buscou, junto à Cooperativa dos Catadores de Resíduos de Otacílio Costa – Coopercoc, entendimento para que a cooperativa possa retirar regularmente os materiais recicláveis na cidade, o que passará a acontecer todas as quartas-feiras a partir do dia 15 de agosto.

O município de Palmeira faz parte dos municípios contemplados pela Central de Triagem de Resíduos Sólidos, que será construída em Otacílio Costa para atender aos dois municípios e Bocaina do Sul. Desta forma, o município também passa a cumprir o Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que prevê a destinação correta do material reciclável.

A Reciclagem do Lixo compreende uma série de atividades de coleta, separação ou processamento de materiais que se tornariam lixo. Com a reciclagem, esses materiais podem ser usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. O principal objetivo dos processos de reciclagem é a reintegração dos resíduos sólidos no ciclo de produção e consumo, diminuindo a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários, o que acaba gerando, também, economia para os cofres públicos.

A Cooperativa estará na sede do município recolhendo os resíduos toda quarta-feira. Basta que os moradores coloquem os resíduos em suas latas de lixo nestes dias. São coletados vidros de recipientes (vidros cortantes não são coletados), plásticos de todo tipo, cobre, alumínio e todo tipo de papéis ou papelão.

“Estudos indicam que reciclar 1000 kg de papel evita a necessidade de se cortar cerca de 20 árvores para fabricação. Além disso, contribuir com o Meio Ambiente impacta diretamente na qualidade de vida de todos. Convidamos a todos os palmeirenses para fazer parte de mais esse importante passo no desenvolvimento de nosso município”, comentou a prefeita Fernanda Cordova.