A reunião aconteceu no gabinete da Prefeitura de Otacílio Costa

Marinha realiza curso de Marinheiro fluvial Auxiliar de Convés e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas na região

Uma reunião, realizada no gabinete do prefeito de Otacílio Costa na sexta-feira, 17, com a presença dos representantes da Marinha de Santa Catarina, Sub. Oficial Marco Antônio Noch, Sgt. Marcelo da Luz e o Capitão Orlando Gonzaga, além dos coordenadores de Defesa Civil de Otacílio Costa, Sr. Julio Dias, e de Palmeira Franciele Cordova, Secretário de Administração de Otacílio Costa, Jean Lins e de Palmeira, Alisson Magalhães, definiu a realização do Curso de MARINHEIRO FLUVIAL AUXILIAR DE CONVÉS E MARINHEIRO FLUVIAL AUXILIAR DE MÁQUINAS, que será realizado no Centro Ambiental Anilto Xavier entre os dias 22 á 26 de outubro de 2018. O curso terá 35 vagas e será aberto aos interessados sem exigência de nível escolar ou idade.

Importante ressaltar a presença da imprensa representada pelo Jornal Correio Otaciliense Elaine Leal, pela Radio Clube de Lages, Dir. de Núcleo Celeste Basquerote e o Coord. de Jornalismo Hoton Neto, Pres. Rádio Cidade Volnei Koerich e o repórter Lauro José Noihaus e representando o Jornal o Momento, Sr. Francisco de Assis.

A realização do curso é uma exigência da Marinha do Brasil para todos os profissionais que atuam nos rios em todo o país, e o mesmo será custeado pela própria Marinha. Nos últimos meses a Marinha do Brasil tem intensificado a fiscalização das embarcações utilizadas, nas cidades do interior, para a travessia de veículos nas áreas rurais. Na região da Amures, cerca de 16 balsas já receberam a visita dos militares, que estão atuando junto aos municípios na adequação das embarcações e procedimentos às normas legais, com o objetivo de assegurar a segurança dos usuários destas embarcações.

Dentre as embarcações visitadas, as balsas na localidade de São Sebastião, que liga Palmeira a Otacílio Costa, na localidade de Mato Escuro, interior de Palmeira, e Santa Rosa, que liga Otacílio Costa a Bocaina, passaram por vistorias e já receberam as melhorias indicadas pelos militares.

Conforme o Sub Oficial Marcos Nochi, um dos responsáveis da Marinha na fiscalização, a realização do curso é obrigatória e fundamental para garantir a legalidade na operação das embarcações e asseverar a segurança dos usuários. “Atuamos como parceiros dos municípios e, no primeiro momento, verificamos a necessidade de adequação das embarcações em quesitos como sinalização e disponibilização dos itens de segurança, mas não adianta ter uma embarcação em perfeito estado e com todos os itens se não há um profissional habilitado para operar o equipamento”, argumentou.

O Comandante Orlando, chefe do departamento de ensino profissional marítimo, salientou a importância do curso para os balseiros. “É um curso que vai habilitar esses profissionais não só para trabalharem nas balsas, mas vai lhes garantir a possibilidade de serem requisitados pelo mercado de trabalho em outros setores, inclusive”, afirmou.

O Sub Oficial Nochi chamou atenção para a qualidade das balsas que atendem Otacílio Costa e Palmeira. “Quero salientar a importância que as prefeituras de Otacílio Costa e Palmeira deram às nossas solicitações desde o primeiro contato, e assegurar que a população tem segurança no uso dessas embarcações, mas é imprescindível cumprir as normas de segurança estabelecidas na legislação”, apontou.

Em anexo o edital para inscrição no processo seletivo.