Dezenas do produtores locais participaram do seminário.

Palmeira realiza Seminário de pecuária de corte buscando fortalecer produtores locais

Valorizar os produtores locais e fortalecer as associações para fomentar os negócios no setor. Este é o objetivo da administração municipal que realizou, em parceria com a Epagri e a Associação de Pecuária de Corte de Palmeira, o VII Seminário Municipal de Pecuária de Corte na quarta-feira, 19, na localidade de Mato Escuro, interior do município.

O evento, que já se tornou tradição na cidade, onde o mercado da criação de gados de corte tem crescido em conjunto com o mercado de criação de Ovinos, tem chamado a atenção pelo nível de organização dos produtores e pela qualidade da carne que tem sido produzida em Palmeira. Dezenas de produtores convidados participaram do seminário, que contou com uma série de palestras que levaram conhecimento ao produtor. No final foram vendidos alguns bovinos da Associação de Pecuária de Corte do município.

O presidente da Epagri, Luiz Hartmann, falou sobre a importância do evento para fomentar o crescimento do setor. “Hoje não existe mais espaço para o produtor rural que não investe em tecnologia e conhecimento. Sem isso não tem mais produção”, afirmou, chamando atenção para o potencial de crescimento do setor na região. “Temos um potencial muito promissor em toda a serra. Nos últimos anos temos visto um grande avanço, e hoje a tecnologia já está chegando ao produtor comum, que é o grande desafio”, apontou.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Athos de Almeida Lopes Filho, chamou atenção para a vocação natural do serrano para a criação como diferencial para a qualidade da produção e falou sobre a importância da organização. “Os produtores organizados facilitam as ações do Estado. As políticas públicas podem ser aplicadas mais corretamente, incluindo as de fomento ao setor, fazendo com que os produtores tenham mais acesso a esses recursos”, destacou.

Associados para avançar ainda mais

Recém-organizada, a Associação Palmeirense de Pecuária de Corte tem buscado organizar o setor no município para levar mais produtividade e rentabilidade ao produtor. O vice-presidente da Associação, Otacílio Júnior, falou sobre a importância do evento. “A primeira coisa é que o produtor tem que estar organizado, por isso buscamos a formalização da associação. O produtor organizado trabalha melhor”, afirmou.

A prefeita Fernanda Cordova, que acompanhou o seminário, falou da importância do setor para a economia do município. “Temos apoiado constantemente o desenvolvimento dos produtores, que estão se tornando cada vez mais importantes na economia do município. Já conseguimos recursos e em dezembro teremos nosso 2º Festival de Carnes da Serra Catarinense, que vai dar ainda mais visibilidade aos nossos produtores e às associações”, comemorou.

2º Festival de Carnes de qualidade da Serra Catarinense acontece em dezembro

Outra boa notícia para os produtores foi o anúncio de que os recursos que vinham sendo pleiteados pela administração junto à esfera estadual para a realização do segundo festival de carnes de qualidade da Serra estão garantidos. Com isso, o festival, realizado pela primeira vez no último ano com sucesso, terá sua segunda edição no próximo mês de dezembro. Em breve serão iniciadas as divulgações e os detalhes sobre o evento.