Palmeira dá mais um passo em direção à responsabilidade ambiental

Melhorar o fluxo da coleta de lixo, contribuir com o Meio Ambiente e atender mais uma reivindicação da população que mora na área rural do município. Estes são os objetivos da administração municipal com o novo contrato de prestação de serviços com a empresa de coleta de resíduos, com vigência a partir do dia 1º de abril.

Com o novo contrato, a DML Coletas passa a realizar as Coletas de lixo no interior da cidade quinzenalmente, sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês. “Estamos ampliando o cronograma de coleta para beneficiar ainda mais nosso povo do interior e melhorar o planejamento destas famílias com relação à destinação do lixo”, apontou a prefeita Fernanda Cordova.

Ainda de acordo com o contrato, em caso de chuva no dia da coleta a empresa estará autorizada a transferir a coleta para a semana seguinte, como já acontecia anteriormente. Além de melhorar o fluxo de destinação do lixo das propriedades, a medida deverá impactar de forma ainda mais positiva no Meio Ambiente, já que esses resíduos serão coletados de forma mais rápida.

No perímetro urbano a coleta continua acontecendo todas as segundas a partir das 15h e quintas a partir das 6h.

Lixeiras comunitárias ajudam na organização da coleta

Uma das ações que já vêm dando alguns resultados na organização da coleta de lixo no município foi a implantação das lixeiras comunitárias. Construídas para que as famílias das localidades possam armazenar seu lixo nos intervalos entre as coletas, as lixeiras ajudam a centralizar os pontos de coleta, melhorando no tempo para que a empresa coletora realize o percurso, dando mais eficiência e rapidez ao processo, ao mesmo tempo que diminui a quantidade de lixo nas casas. “A ideia das lixeiras é para que os moradores destas localidades rurais não precisem guardar o lixo em suas propriedades por longos períodos”, pontua a prefeita.

Um dado importante é que essas lixeiras são para colocação, apenas, dos mesmos tipos de lixo recolhidos pela empresa de coleta, não sendo destinadas a entulhos, pneus e outros tipos resíduos que necessitam de destinação adequada. Instaladas em locais estratégicos do município, novas lixeiras entrarão em produção e serão colocadas ao longo do ano.