Município de Palmeira

3149788

Produtoras rurais participam da Feira da Agricultura Familiar em Palmeira

A presença das mulheres na agricultura familiar tem aumentado ao longo dos anos. Segundo o levantamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a participação de mulheres na agricultura familiar em 2019 chegou a 80% em comparação à masculina, e esta porcentagem continua crescendo. Prova disso, foi a Feira da Agricultura Familiar realizada na sexta-feira (27), na casa do Agricultor, em Palmeira. Comercializando artesanatos, produtos e alimentos como verduras, legumes, pão, massas caseiras e doces em conservas, a feira foi constituída por elas, onde 12 mulheres agricultoras puderam expor seus produtos com selo e qualidade. 

Realizada pela prefeitura em parceria com produtoras rurais do grupo Mulheres em Ação e Epagri, a Feira estava inativa desde o início da pandemia em março de 2020, onde era realizada na Praça da Prefeitura, Manoel Francisco de Souza. Agora, retorna na Casa do Agricultor, um lugar adequado que oferece salas para aplicação de cursos, banheiros e uma cozinha completa para as produtoras utilizarem. O mesmo local também é utilizado para aplicação de cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Dona Bernadete Weiss, de 67 anos, foi uma das alunas do curso, e teve a oportunidade de aprimorar sua fonte de renda por meio da culinária caseira. Na feira ela comercializa, temperos, geleia, bolacha, biscoito, pão de aipim e pão de moranga. 

 “Faz cinco anos que trabalho com produtos artesanais, aprendi muitas receitas no curso do Senar, uma delas foi o pão de moranga. Estou feliz pelo retorno da feira, aqui temos espaço para vender nossos produtos”, comenta Bernadete. 

As amigas Rosemere de Ribeiro Andrade, de 48 anos, e Juventina Moraes, de 54 anos, também participaram da feira e trouxeram uma novidade: a geleia de morango diet (sem adição de açúcar). “Sou filha de agricultor e aprendi a fazer bolachas, doces, pasta de alho dentre outras coisas, então participei do curso realizado pelo Senar, e aprimorei minhas receitas, uma delas é a geleia de morango diet, ótima quem faz dieta e também para quem diabetes. Pretendo fazer outros produtos sem adição de açúcar”, conta Rosemere. 

Para dona Juventina é motivo de alegria estar retornando para a feira. “É um sonho realizado, a pandemia nos afastou. Agora retornamos na Casa do Agricultor, um lugar ótimo para vender e fazer novas amizades. Além dos cursos do Senar, a Epagri nos incentivou bastante”, afirma. 

A agricultora Denize de Lurdes Andrade de Jesus, também faz parte do Grupo Mulheres em Ação, e participou da feira comercializando aipim, batata doce, derivados de milho como fubá pão e quirera,  derivados de leite como coalhada, queijo, rosca de polvilho, manteiga, nata e doce de leite. “A importância de participar é expor os produtos que temos na propriedade. Fazemos muitas amizades e obtemos uma renda extra”.

O retorno da feira contou com a presença da Prefeita Fernanda Cordova e do Deputado Estadual, Marcius Machado, que adquiriram os produtos com admiração pelo excelente trabalho. “Precisamos valorizar e incentivar a agricultura familiar da nossa cidade, isso agrega valores ao município e as pessoas. Ficamos quase dois anos sem a feira, o retorno é motivo de alegria, pois acrescenta na fonte de renda das agriculturas. A ideia é realizarmos a feira todas as sextas-feiras a partir das 13h30, conforme a disponibilidade delas”, diz a prefeita. 

Prestigiando a feira, por meio do convite realizado pela responsável pela Casa do Agricultor, Gislaine Farias, o deputado Marcius Marcius, ressalta a importância de ter um local para as pessoas comercializarem seus produtos regionais. Segundo o deputado isso gera visibilidade, renda e emprego. “Vender o seu trabalho provoca auto estima nas pessoas. O que essas agricultoras comercializam aqui é um dom que precisa ser exposto. Este local é viável, pois fica às margens da BR-114 e possibilita a ampliação das vendas”, ressalta.

FECAM

Conheça mais de nossa cidade

plugins premium WordPress