Município de Palmeira

3167828

29 animais são castrados em Palmeira

Com o objetivo de manter o controle populacional de animais em situação de rua, o município de Palmeira realizou na última quarta-feira (15), a castração de 29 animais, sendo eles 18 fêmeas caninas, oito fêmeas felinas,  2 cães machos e um gato macho.

Segundo a médica veterinária de Palmeira, Mariana Pagani Vieira Paes, os animais foram levados até a cidade de Lages, onde foram castrados na clínica Entrevero dos Bichos. “Eles foram  cedo para Lages e retornaram no período da tarde. Nessa primeira etapa a grande maioria foi animais de rua abrigados em lares temporários e animais oriundos de famílias de baixa renda”, explica. 

Sendo custeada por meio da emenda parlamentar, promovida pelo deputado estadual, Marcius Machado, os proprietários dos animais tiveram apenas o custo dos colares elizabetanos e das roupinhas pós cirúrgicas, que ficou a critério de cada tutor adquirir ou não. 

“A castração é uma das principais alternativas para controle de animais abandonados. Além de inibir instintos de demarcação de território e fuga, a esterilização de fêmeas e machos também auxilia no controle de natalidade, reduzindo consequentemente o número de zoonoses em nossa cidade”, comenta a prefeita Fernanda Córdova. 

 

FECAM

Conheça mais de nossa cidade

plugins premium WordPress