Município de Palmeira

3314871

Saúde do Trabalhador: Ação de promoção e prevenção a doenças é aplicada nos colaboradores palmeirenses

Com o objetivo de  prevenir e diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, através de medidas como fiscalização e promoção de eventos, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira realizaram nesta semana diversas ações alusivas à Saúde do trabalhador. 

A equipe formada pelas enfermeiras Deisiane Andrade, Francine Matos de Moraes, os fisioterapeutas Paulo Achar e Géssica Costa e a psicóloga Sylvia Brasher  Carneiro, estes passaram em vários setores aplicando  conversa orientativa sobre as doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, o autocuidado, técnicas de relaxamento, respiração e práticas laborais baseadas nas práticas de terapias alternativas.

“Foi uma semana produtiva, a saúde do trabalhador é um tema que precisa ser discutido e também aplicado. Agradeço a nossa equipe de saúde pelo excelente trabalho realizado. As pessoas que receberam essa atenção pela saúde, relataram  satisfação em poder fazer as terapias alternativas, um atendimento de forma diferente para proporcionar a valorização da nossa comunidade”, relata Francine Matos. 

Além da prefeitura, câmara de vereadores, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), os colaboradores das secretarias de educação, saúde, assistência social, agricultura, meio ambiente e obras, também receberam a visita da equipe de saúde, totalizando mais de 120 colaboradores destes públicos.  

Nesta quarta-feira (27), a ação foi realizada de forma geral na Unidade Central de Saúde, Orlandina Souza Hemkemaier. “Realizamos uma ação noturna de saúde do trabalhador. Ficamos das 18h às 21h para proporcionar acesso ao público que trabalha durante o horário diurno. Fizemos atendimento médico, odontológico, coleta de preventivo, testes-rápidos, auriculoterapia, massagem com infravermelho, vacinação acupuntura, ventosa, atendimento farmacêutico e verificação de sinais vitais” explicam os responsáveis pela execução desta ação. 

 

>> Saúde do Trabalhador 

 

O termo saúde do trabalhador refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença. Esta área passou a ser incorporada nas ações do Sistema Único de saúde (SUS) em 1990, por meio da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, que atribuiu à direção nacional do SUS a responsabilidade de coordenar a política de saúde do trabalhador

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Também são consideradas as doenças provenientes de contaminação acidental no exercício do trabalho e as doenças endêmicas quando contraídas por exposição ou contato direto, determinado pela natureza do trabalho realizado.

FECAM

Conheça mais de nossa cidade

plugins premium WordPress