Município de Palmeira

3316044

Minéia Muniz é candidata em chapa única para as eleições do Conselho Tutelar

Marcada para o dia 29 de maio, no Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza, no Centro de Palmeira, as eleições para a gestão do Conselho Tutelar, conta com uma única candidata, Minéia Muniz de Souza.  

Após passar pela capacitação aplicada pela Assistente Social, Jacqueline Vargas, e a psicóloga Drieli Liara, em seguida  a prova eliminatória com mais três concorrentes, Minéia foi aprovada para concorrer ao cargo de Conselheira Tutelar do município de Palmeira. 

A eleição que acontece a cada quatro anos, conta com a participação dos eleitores ativos do município. “Quem elege os novos suplentes para o Conselho Tutelar são os próprios eleitores de Palmeira. Contamos com a participação da população neste importante processo democrático. É importante ressaltar que é preciso levar um documento com foto”, explica Jacqueline.

 

>> Sobre Minéia Muniz de Souza

“Sou moradora de Palmeira e atuo como professora de educação infantil e educação especial há 20 anos. Possuo graduação em pedagogia e pós-graduação em psicopedagogia. Devido à minha profissão sempre tive muito contato com crianças, por este motivo me candidatei à conselheira do tutelar, com  intenção de lutar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município.” 

 

>> O que faz um Conselheiro tutelar?

A profissão de conselheiro tutelar surgiu a partir de determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990. Sua responsabilidade é promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, investigando denúncias de abuso desses direitos e determinando medidas para coibi-las. Além disso, o conselheiro tutelar pode assessorar o poder público na elaboração e implementação de medidas que visem ao fortalecimento da proteção à infância e à adolescência. 

 

>> Quem compõe o conselho tutelar?

Segundo a legislação nacional, para ser conselheiro é necessário ter mais de 21 anos, residir na cidade onde se pretende atuar e possuir reconhecida idoneidade moral. O conselho é composto por cinco pessoas que são escolhidas por meio de eleição na cidade.  

 

FECAM

Conheça mais de nossa cidade

plugins premium WordPress