Município de Palmeira

3323538

Palmeira: Senar oferece cursos de artesanato com lã de ovelha

A lã de ovelha é a principal matéria-prima do trabalho realizado pelas nove palmeirenses que se inscreveram para participar do curso de produção de acolchoado. Fornecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato Rural de Otacílio Costa e prefeitura de Palmeira, o curso foi ministrado durante quatro dias pela consultora do SENAR, Aliti Mattos, de 68 anos. 

Sendo um trabalho minucioso e por etapas  as alunas produziram nove cobertas de lã. “São várias etapas que a lã passa até chegar no acolchoado. Primeiro precisa ser lavada, em seguida cardada e depois classificada. Já o acolchoado (capa), precisa ser medido e riscado onde será feito a costura para segurar a lã. Depois é só preencher a capa com a lã e costurar”, explica dona Aliti. 

O curso iniciou na última terça-feira (10), e encerrou na sexta-feira (13), responsável pela Casa do Agricultor, Gislaine Farias,  o tecido foi cedido pelo SENAR e lã das próprias pecuaristas criadoras de ovelhas de Palmeira.  “De 21 a 24 e junho vamos ter mais um curso, será de Artesanato em Tear com Lã de Ovelha, quem quiser participar é só entrar em contato comigo (49) 98831-6041. Nosso inverno será rigoroso, estamos trazendo a essência do uso da lã para a produção de artesanato”, ressalta Gislaine Farias. 

Dona Bernadete, de 67 anos, participou do curso, para ela é motivo de alegria estar com as colegas, aprendendo coisas novas. “Sou grata a nossa prefeita Fernanda Cordova, que é parceira nos fornecimentos dos cursos para nós, sempre investindo e inovando. Tenho participado de todos os cursos realizados pelo SENAR e tem sido ótimo”, relata. 

A prefeita Fernanda Cordova, a secretária de indústria, comércio e turismo, Franciele Cordova e o presidente da câmara, Alcione Pereira da Cruz, foram conferir a realização do curso. “Fico feliz de ver o grupo “Mulheres em Ação” participando. É um trabalho detalhado mas que vale a pena o resultado, além do conhecimento, elas têm esse momento de descontração. Os cursos são oferecidos de forma gratuita, com a entrega de certificado”, conclui Fernanda.

 

FECAM

Conheça mais de nossa cidade

plugins premium WordPress