Município de Palmeira

3329325-1536x1152

CRAS EM AÇÃO: Usuários do serviço PAIF recebem “kits” e orientações odontológicas

Buscando melhor qualidade no desenvolvimento dos programas direcionados ao serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmeira em parceria com a Secretária Municipal de Assistência Social, estão alinhando as novas ações. Uma delas foi a entrega de 34 ‘kits’ às crianças e adolescentes usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizada no dia 25 de abril. Constituído por uma sacola ecológica com caderno personalizado, canetas, copo personalizado, pasta, e itens de higiene bucal, os ‘kits’ foram  entregues pela  Coordenadora do Cras, Ingrid Farias de Liz, a Secretária de Assistência Social, Adalci Salete Pereira, com a participação do vice-prefeito Sandro Masselai.

Além da entrega dos Kits, as crianças também receberam orientações   de higiene bucal, realizada  pela coordenação do Programa Saúde Bucal de Palmeira a odontóloga Roberta Vedana Erckmann, o cirurgião dentista, Diego Arnuti Duarte e a Técnica em Saúde Bucal, Cíntia Eger Sá. As crianças assistiram um vídeo sobre a importância de ter uma alimentação saudável e realizar uma boa higienização bucal após as refeições, em seguida fizeram uma atividade de pintura e recorte. 

 

>> Famílias do serviço de proteção e atendimento participam de reunião de retomada

Mais de 10 famílias do Serviço Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF)  participaram da reunião de retomada de ações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmeira, no dia 28 de abril.

Com o objetivo de apresentar o novo quadro da equipe do CRAS e também das futuras ações, às famílias foram recebidas com dinâmicas, palestra, música, café e também receberam os ‘kits’. 

“Realizamos uma apresentação de retomada, estamos com diversas ideias a serem concretizadas e por isso mantemos essas pautas alinhadas com as famílias. Nessa reunião foi feita a apresentação sobre a família remetendo aos vínculos e não às questões sanguíneas. Fizemos a dinâmica da batata quente onde os participantes falavam algo para os presentes, a dinâmica do porta-retrato para enaltecer os laços familiares”, ressalta Ingrid Farias. 

A equipe constituída pela  Secretária de Assistência Social, Adalci pereira, a  coordenadora do CRAS Ingrid Farias, a assistente social Ione Anhaia dos Santos, psicóloga Nilza Simplício, orientadoras sociais, Gilda Raquel da Silva Souza e Mara Regina Atanásio, a zeladora Rita Córdova pereira  e a cozinheira Eloi Paim Souza da Silva, são responsáveis pelo trabalho desenvolvidos com as mais de 30 famílias atendidas pelo sistema. 

“A assistência por si só possui um potencial grande de alcance da população, é preciso desmistificar que o acesso é apenas para situações de fragilidade de renda, pois a assistência social oferta serviços e garante direitos. A família recebe atendimento psicossocial, visitas familiares, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos SCFV, dentre outras ações que visam melhorar a qualidade de vida e convivência social”, conclui  Ingrid. 

 

>> O que é o SCFV?

É uma sigla que significa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. Ou seja, o SCFV está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O SCFV deve ser desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). 

 

>> O que é o PAIF?

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O trabalho social com famílias é realizado no âmbito do PAIF. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

 

FECAM

Conheça mais de nossa cidade

plugins premium WordPress