Operação relâmpago da Defesa Civil distribuiu mais de mil Eternits em um único dia.

Operação Relâmpago distribui mais de mil Eternits em Palmeira

Operação rápida da Defesa Civil garantiu pronta resposta às famílias atingidas pelo granizo

Em um movimento ágil e coordenado, a Defesa Civil Municipal de Palmeira, com apoio das Secretarias de Obras e Meio Ambiente, realizou uma verdadeira Operação Relâmpago para reverter o cenário desolador que se instaurou após o temporal de granizo da última terça-feira, dia 22.

Após três dias ininterruptos percorrendo o interior, atendendo e cadastrando dezenas de famílias atingidas, o sábado, dia 26, foi de muita ação para as equipes, que atuaram incansavelmente no recebimento, contagem e distribuição de 1.195 Eternits, doadas pela Defesa Civil Estadual, para as famílias impactadas pelo granizo.

“É importante a pressa na distribuição dessas telhas para garantir proteção às famílias. Era uma preocupação da prefeita Fernanda, e nossa, de entregar tudo antes que pudesse chover novamente”, destacou a coordenadora municipal de Defesa Civil, Ane Marques.

A operação, que aconteceu ao longo da tarde do sábado, mobilizou maquinário da prefeitura e proporcionou que as famílias pudessem reparar suas casas. Pelas redes sociais, os moradores expressaram gratidão e alívio, destacando a resposta rápida do município.

“É mais um exemplo de como uma gestão pública pode ser eficiente quando feita, de fato em favor da sociedade. Sou muito grata às nossas equipes, que abriram mão do seu descanso, e também ao pessoal da Defesa Civil estadual, que trabalhou com rapidez para o material chegar até nós”, destacou a prefeita Fernanda.

A operação recebeu, inventariou, carregou e distribuiu todos os Eternits ao longo de todo o sábado, 26, e contou com servidores da Defesa Civil e das Secretarias de Obras e Meio Ambiente.

Homologação de decreto pode proporcionar saque de FGTS às famílias impactadas

Outra operação que já está no planejamento do município é o encaminhamento do decreto de ‘situação de emergência’ para homologação e reconhecimento pelo Governo Federal, o que pode permitir que as famílias atingidas saquem parte do FGTS para realizar melhorias em suas propriedades.

“Estamos avaliando esta medida para ajudar ainda mais nossas famílias. É uma possibilidade, mas só conseguimos fazer isso após a Defesa Civil finalizar seu relatório final, o que deve acontecer no início da semana”, finalizou Fernanda Cordova.

::Veja as fotos clicando aqui::