Luminárias de LED vão modernizar parque de iluminação pública

Palmeira em LED: modernização do parque de iluminação pública garante redução de custos

Luminárias de LED serão instaladas em todos os pontos de iluminação pública no centro da cidade

A modernização do parque de iluminação pública de Palmeira iniciou nesta quinta-feira, 22, com a instalação das primeiras luminárias de LED na avenida Roberto Hemkemaier, principal avenida de acesso ao centro do município. Mais modernas, eficientes e com vida útil mais longa, as luminárias baseadas em diodo emissor de luz (sigla LED, em inglês Light-Emitting Diode) consomem até 90% menos energia que as tradicionais lâmpadas a base de vapor de sódio, o que proporcionará a redução nos custos da Cosip.

A instalação das luminárias faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), realizado pela Celesc, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica, com objetivo de estimular o uso consciente da energia elétrica na iluminação pública das cidades catarinenses. O investimento chega a Palmeira através da inscrição do projeto, através do trabalho técnico da área de projetos do município, em parceria com a Amures, via Cisama, sendo o município selecionado na chamada pública da Celesc.

“A Celesc irá custear basicamente tudo: as luminárias, braços (suporte) e mão-de-obra. O que ficará sob incumbência do município será apenas os conectores, ferragens (braçadeira, porcas, parafusos, arruelas). Em Palmeira serão utilizados 156 braços, pois 30 braços estão em boas condições e não serão retirados”, explica Edson de Liz, que realizou vistoria no parque de iluminação junto aos engenheiros da Celesc.

No total, 186 lâmpadas de LED serão instaladas no município. Palmeira só arcou com o custo das ferragens para a instalação dos equipamentos.

Mais de 80% das lâmpadas de LED serão instaladas, com custo mínimo para o município, ainda em 2022

Em Palmeira, serão trocadas 186 luminárias. Destas, 162 serão substituídas ainda em 2022. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos na semana entre o Natal e o ano novo. As 24 luminárias restantes estão em processo de compra pelo Cisama, que está em processo de homologação da licitação, e serão instaladas em 2023.

“Ficamos muito felizes por sermos contemplados. Além de melhorar a iluminação, diminuir o consumo de energia elétrica e a manutenção da iluminação pública de Palmeira, teremos melhorias relacionadas ao meio ambiente. O impacto vai muito além da economia, já que os custos com iluminação pública e com a Cosip devem diminuir entre 80% e 90%. Com as luminárias de LED, a cidade fica mais bem iluminada e nossa expectativa é que diminuam as incidências de falta de iluminação nas ruas”, comemora a prefeita Fernanda Cordova.

A prefeita ainda falou sobre a economia, para os cofres do município, por conta da participação no PEE.

“Esse é mais um dos exemplos de investimentos estratégicos que, sempre falamos, que nos ajuda a fazer muito mais com os recursos do município. Nós já tínhamos planos, há três anos, de investir nesta modernização, com recursos que viriam do Finisa. O investimento seria de mais de R$ 200 mil. Foi quando descobrimos o programa da Celesc, e preferimos esperar e trabalhar para inscrever o município. Conseguimos e, hoje, estamos ganhando as luminárias de graça da empresa. O único custo para o município foi de R$ 11 mil, com a compra de fiação e ferragens menores para a instalação. Este dinheiro, que não gastamos, sobrou para outras áreas”, explicou Fernanda.

Do total de 186 novas luminárias, 162 serão instaladas ainda em 2022.