AS cinco novas Conselheitas Tutelares de Palmeira tomaram posse nesta quarta-feira, 10 de janeiro.

Palmeira empossa novas Conselheiras Tutelares

Compromisso e Dedicação: as novas guardiãs dos direitos das Crianças e Adolescentes de Palmeira

A tarde da quarta-feira, dia 10 de janeiro, foi memorável na Câmara de Vereadores de Palmeira. A posse das novas conselheiras tutelares inaugurou o mandato de cinco novas Conselheiras Eleitas pela comunidade. Flavia Leticia Dos Santos, Ana Karini De Oliveira, Minéia Muniz De Souza, Elizabete Aparecida Pereira Da Cruz e Joseane Aparecida Félix assumiram o compromisso solene de proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes do município.

Conduzida pela Secretária de Assistência Social e Habitação, Eliane Coelho, e pela presidente do CMDCA, Lucemara Aparecida Batista Antunes do Amaral, a cerimônia foi um momento de reflexão e esperança. As conselheiras, eleitas após um rigoroso processo seletivo e uma eleição comunitária, realizada em outubro de 2023, fizeram o juramento do conselheiro, simbolizando seu compromisso com a justiça e o bem-estar dos jovens de Palmeira. Elas permanecem no cargo até 2027, quando uma nova eleição será realizada.

A Voz da Comunidade na Defesa dos Jovens

O promotor de justiça José da Silva Júnior, que prestigiou a solenidade, destacou a importância crucial do Conselho Tutelar: “O Conselho Tutelar é um órgão de fundamental importância na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, assim como a rede de proteção, que sempre toma as ações pensando no zelo e na salvaguarda do direito das crianças e adolescentes”. Suas palavras ressoaram o sentimento de responsabilidade e cuidado que permeia o trabalho do Conselho.

A prefeita Fernanda Cordova reforçou a necessidade de uma parceria entre as famílias e as conselheiras, destacando a responsabilidade de todo cidadão na proteção das crianças e adolescentes. “É uma função muito importante e desafiadora, que protege quem ainda não tem condições de se defender, e todos nós, adultos, temos o dever de sermos parceiros, para garantir a segurança de nossas crianças, para que elas cresçam como adultos saudáveis e possam estar aqui, nos ajudando, no futuro, como vereadores, prefeitos, apoiando o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

As conselheiras tutelares desempenham um papel vital em Palmeira. Elas são as guardiãs dos direitos das crianças e adolescentes, atuando como ponte entre as necessidades dos jovens e as políticas públicas. Sua atuação vai além do atendimento de casos individuais; elas são agentes de mudança, trabalhando para criar um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento integral dos jovens.

Com a posse das novas conselheiras tutelares, Palmeira dá um passo significativo em direção a um futuro mais seguro e promissor para suas crianças e adolescentes. A dedicação e o compromisso dessas mulheres sinalizam um novo capítulo de proteção e cuidado, reafirmando o compromisso da cidade com seus cidadãos mais jovens e vulneráveis.

:: Veja mais fotos da solenidade clicando aqui::