Os valores vão proporcionar a possibilidade de recuperação e melhorias das áreas afetadas.

Palmeira Recebe R$ 500 Mil do Governo Estadual para Recuperação Pós-Chuvas

Recursos são parte de um pacote de R$ 150 milhões destinados à recuperação de infraestrutura em municípios catarinenses

O município de Palmeira, fortemente afetado por intensas chuvas que castigam o Estado desde outubro, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 29, uma notícia alentadora: um repasse de R$ 500 mil do Governo Estadual para ações de recuperação da infraestrutura no município. O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello, em um evento que contou com a presença de prefeitos de todas as regiões de Santa Catarina, incluindo a prefeita Fernanda Cordova e o vice-prefeito Sandro Masselai, que cumprem agenda na capital estadual.

Durante o evento, foram detalhados os valores dos repasses para os municípios e os critérios de distribuição dos recursos. O pacote emergencial, totalizando R$ 150 milhões, é fruto de um esforço conjunto entre todos os poderes estaduais, incluindo contribuições significativas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), do Ministério Público (MPSC) e do próprio Governo de Santa Catarina.

Os valores alocados por cada entidade são os seguintes: TJ-SC contribuiu com R$ 13 milhões, TCE-SC também com R$ 13 milhões, MPSC com R$ 10 milhões, Alesc com R$ 30 milhões e o Governo de SC com R$ 84 milhões. Os recursos serão essenciais para a recuperação das áreas mais afetadas pelas chuvas em Palmeira, permitindo a reconstrução e o fortalecimento da infraestrutura local.

‘Planejamento para recuperação será imediato’, diz prefeita

A prefeita Fernanda Cordova expressou gratidão pelo apoio recebido e enfatizou a importância desses recursos para a comunidade. “Este é um momento crucial para Palmeira. Com este apoio financeiro, podemos não apenas reparar os danos causados pelas chuvas, mas também fortalecer nossa infraestrutura para enfrentar futuros desafios climáticos. Ainda essa semana vamos nos reunir para planejar a execução das ações que poderemos efetuar com os recursos”, declarou.

O vice-prefeito Sandro Masselai, que está à frente da coordenação da força-tarefa com as duas Secretarias de Obras, na reconstrução da infraestrutura do município, destacou a colaboração entre os diferentes níveis de governo como um exemplo de solidariedade e eficiência na gestão de crises. “Este é um exemplo de como, trabalhando juntos, podemos superar os desafios e construir um futuro mais seguro para nossos cidadãos”, disse Masselai.

Este repasse financeiro é um passo significativo na jornada de recuperação de Palmeira e reflete o compromisso do Governo Estadual e de outras entidades em apoiar os municípios em tempos de crise. Com esses recursos, Palmeira poderá não apenas restaurar sua infraestrutura danificada, mas também implementar medidas que garantam maior resiliência a eventos climáticos extremos no futuro.