Selo é uma distinção para empreendimentos que completam um ciclo de quatro fases e se comprometeram com a prática do turismo sustentável.

Palmeira sustentável: empresas do município recebem certificação turística

Selo Serra Catarinense Sustentável insere empresas e a cidade na rota do turismo sustentável da Região Serrana

Dois empreendimentos palmeirenses receberam, na noite da terça-feira, 14, o Selo Serra Catarina Sustentável, uma iniciativa que certificou 84 empreendimentos inovadores, dos 18 municípios da Serra Catarinense, comprometidos com boas práticas voltadas à sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional.

A solenidade de entrega do selo, que aconteceu no Mercado Público de Lages, foi organizado pela Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), a partir das ações do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e do Conselho de Turismo da Amures (Conserra), e certificou as práticas do grupo Mulheres em ação, que organiza as feiras da agricultura familiar em Palmeira, e o Pesque-pague Beija-flor.

“Estamos muito felizes com a conquista de nossas mulheres. Elas trabalharam, se esforçaram para se adequar e atender as exigências do Comitê gestor do selo, e provaram que vale à pena evoluir, mudar a mentalidade e evoluir. Elas estão de parabéns”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Franciele Cordova.

O Selo Serra Sustentável é uma iniciativa do Conserra, Cisama e Amures.
O Grupo Mulheres em ação com o selo, que destaca a responsabilidade ambiental, econômica, sociocultural e político-institucional dos empreendimentos.

Sustentabilidade traz oportunidade de geração de novos negócios

Para obtenção do selo, os empreendimentos passaram por um processo constituído por quatro fases, incluindo visita técnica para realização de diagnóstico que orientou as estratégias sustentáveis e foram, posteriormente, verificadas pelo Comitê Gestor do Programa. A obtenção do selo significa que os empreendimentos se adequaram satisfatoriamente às estratégias, concluindo satisfatoriamente cada etapa do programa.

Agora certificados, cada empreendimento conta com a oportunidade de gerar novos negócios, pois o selo proporciona inclusão em toda a cadeia do turismo no processo de produção, além de fortalecer a autoestima das comunidades social e empresarial, melhorando a exposição de produtos para atendimento ao turista. A viabilidade do Selo foi possível a partir de recursos da deputada federal Carmen Zanotto, que prestigiou a solenidade

“É um orgulho muito grande para nossa cidade ver nossas mulheres crescendo e recebendo esse certificado entre empresas dos 18 municípios da Serra. Isso nos mostra que acreditar em si e trabalhar duro dá resultado, e essas guerreiras se tornaram, a partir de agora, exemplo para outras que sonham com o crescimento”, comemorou a prefeita Fernanda Cordova.