Nova iluminação de LED deve começar a ser instalada nas próximas semanas

Palmeira terá parque de iluminação pública em LED

Programa vai melhorar a iluminação em mais de 180 pontos de luz em todo o perímetro urbano do município

Modernizar o parque de iluminação pública do município, aumentando a eficiência e promovendo melhoria na segurança e redução na carga de energia e nos custos de manutenção com a iluminação pública. É com estes objetivos que o município de Palmeira encaminhou projeto à Celesc, para participar do Programa de Eficiência Energética (PEE). O programa é uma realização da companhia com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Como resultado deste esforço, o município poderá contar com todo equipamento e mão de obra sem custos para os cofres municipais.

O objetivo do programa é estimular o uso consciente de energia elétrica na iluminação pública das cidades catarinenses. A ação proporcionará, às prefeituras, uma economia de 7.654 Megawatts, equivalente ao plantio de mais de 9 mil árvores. Conforme o engenheiro eletricista do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), Edson Pites de Liz, serão substituídas 186 luminárias na área urbana em Palmeira. “A Celesc irá custear basicamente tudo: as luminárias, braços (suporte) e mão-de-obra. O que ficará sob incumbência do município será apenas os conectores, ferragens (braçadeira, porcas, parafusos, arruelas). Em Palmeira serão utilizados 156 braços, pois 30 braços estão em boas condições e não serão retirados”, explica Edson de Liz, que realizou vistoria no parque de iluminação junto a engenheiros da Celesc.

“Ficamos felizes por sermos contemplados, além de melhorar a iluminação, diminuir o consumo de energia elétrica, bem como a manutenção da iluminação pública de Palmeira, teremos melhorias relacionadas ao meio ambiente”, ressaltou a prefeita Fernanda Córdova.

Melhoria em segurança, eficiência e redução de custos de manutenção da iluminação pública

Para diminuir a demanda no consumo de energia, o PEE proporciona aos municípios a melhoria do sistema de iluminação pública, substituindo as luminárias antigas, com lâmpadas a base de vapor de sódio — que consomem muita energia, iluminam menos e tem vida útil curta — por luminárias de LED. Elas são mais modernas, eficientes, com vida útil longa (garantia de 5 anos), que consomem menos energia e iluminam mais.

“O impacto vai além da economia, já que os custos com iluminação pública e com a Cosip devem diminuir entre 80% e 90%. Com as luminárias de LED, a cidade fica melhor iluminada e nossa expectativa é que diminuam as incidências de falta de iluminação nas ruas”, projeta a prefeita Fernanda Cordova.

Projeto foi encaminhado à Celesc em Abril de 2021, e agora a troca será praticamente sem custos para o município.

Prefeitura encaminhou projeto em abril de 2021

O investimento que será aportado em Palmeira chegou à cidade através do trabalho técnico de preparação do projeto, que o município realizou em parceria com a Amures, via Cisama, que inscreveu Palmeira numa das chamadas públicas da Celesc. Além de Palmeira, nesta etapa do PEE, os municípios de Campo Belo do Sul, Capão Alto e Ponte Alta também receberão novas luminárias de LED.

Para isso, a Celesc está investindo, nestes municípios, R$ 1,8 milhão, que terão um total de 1.583 novos pontos de iluminação. Em Palmeira, são 186 pontos em todo perímetro urbano da cidade, proporcionando uma economia de 600 Megawatts de energia por ano. Todos os braços e luminárias já foram entregues ao município e a instalação das luminárias deve começar nos próximos 60 dias.