Leitura transforma a vida das crianças em Palmeira

Passaporte para o futuro: projeto utiliza leitura para transformar a vida de crianças em Palmeira

Mais de 30 alunos de 5º ano participaram de projeto de incentivo à leitura

Despertar o prazer da leitura, proporcionar ampliação do vocabulário e desenvolver competências como atenção e capacidade de concentração, melhorando o senso crítico e estimulando a criatividade, o raciocínio, a linguagem e a escrita. Foi com estes objetivos que, no município de Palmeira, foi executado o projeto ‘Passaporte da Leitura’, que envolveu 35 alunos de quinto ano do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.

Idealizado e desenvolvido pela professora Franciele Niedzielski, o projeto, que durou cerca de três meses, proporcionou aos alunos um rodízio de livros, com os quais tiveram contato. Elas deverão realizar atividades que vão desenvolver habilidades manuais. Com isso, eles podem exercitar a oralidade, escrita, além de trabalhar com áreas de interpretação e reconhecimento, contação de histórias, colagem de palavras, dentre outras.

“Esse projeto contou com 100% de participação dos alunos, onde todos cumpriram com as atividades respondendo os desafios do passaporte, e aprenderam um pouco sobre como estimular a criatividade”, explicou a professora.

Com a leitura, a criatividade impulsiona o conhecimento

Além de desenvolver as habilidades, parte do projeto colocou as crianças em contato direto com uma realidade nova para elas. Contudo, elas perceberam o valor das atividades que participaram. “A leitura nos ajuda na pronúncia, na comunicação geral, desenvolve a criatividade, a imaginação e nos ajuda a adquirir conhecimentos e valores. Somos o resultado dos livros que lemos”, declara a pequena Manueli Batista, 11 anos, aluna do 5º ano II.

Quem também destacou o valor de utilizar a criatividade para melhorar o aprendizado das crianças foi a empresária Marla Fengler Dietterle, proprietária da pousada Reserva das Grimpas, na Estrada Geral do Mato Escuro. Foi lá que as crianças encerraram o projeto, conhecendo o helicóptero da empresária. Ela disponibilizou o piloto da aeronave para ensinar as crianças sobre o funcionamento do equipamento.

“Para mim é uma grande satisfação e orgulho, porque a gente tem que dar acesso a todas as pessoas, para terem oportunidade. Hoje de manhã eu e o piloto conversamos sobre isso, e não é impossível estudar e ser um piloto. É só ter disciplina e empenho que qualquer um consegue. Estamos a disposição para receber outros alunos para virem e conhecerem a propriedade”, relatou.

A prefeita Fernanda Cordova destacou a importância do projeto, no sentido de permitir que as crianças tenham contato com outras realidades e possam sonhar com o futuro. “Os livros são janelas para realidades que, muitas vezes, só observamos pela televisão. Creio que as crianças viram, pela primeira vez, de perto, um helicóptero, e esse contato as ajuda a perceberem que também podem melhorar de vida, alcançar o sucesso, e aprendem a trilhar esses caminhos para terem um futuro melhor. Parabéns a todos os envolvidos”, comemorou.

:: Veja as fotos em nosso Facebook ::