Selo Cidade Empreendedora

Sebrae destaca importância do Programa Cidade Empreendedora em Palmeira

Texto: Paulo Chagas

Durante o ano de 2022, o Sebrae/SC, através do Programa Cidade Empreendedora, acelerou os pequenos negócios em conjunto com gestões de 86 municípios do Estado. Na Serra Catarinense foram sete os que vivenciaram as ações: Otacílio Costa, Bom Jardim da Serra, Urupema, Vargem, Palmeira, Frei Rogério e Cerro Negro. Todos tiveram acompanhamento no tocante à melhoria do ambiente aos pequenos negócios em seus municípios. Destaque para a Sala do Empreendedor, como porta de entrada a quem pretende empreender, favorecido por uma série de serviços centralizados que vão desde a orientação até a resolução de problemas.

Ao longo do ano, através do suporte dos consultores, temas como a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae ampliou a capacitação administrativa dos gestores, favorecendo o acompanhamento dos pequenos negócios, a geração de emprego, renda, melhoria dos índices econômicos dos municípios. Outros benefícios consideram também a agilidade no atendimento da Prefeitura, com menos burocracia, dinâmico e mais digital. Além de facilitar o processo de licitação, focando as compras em pequenas empresas locais e regionais.

Selo de Referência em Atendimento

Dentre essas ações estratégicas, a aplicação do Selo Sebrae de Referência em Santa Catarina em atendimento aos munícipes, embasada numa metodologia de avaliação que considera critérios estruturantes que refletem as necessidades dos empreendedores atendidos pela Prefeitura. Cada município desenvolve uma pontuação para classificar e atribuir o Selo. O Município de Palmeira alcançou 36.900 pontos, com direito a duas medalhas de bronze, destacando-se no eixo das Contas Públicas e da Desburocratização. Importante salientar, que dentre os 86 municípios catarinenses que participam do Programa Cidade Empreendedora, Palmeira, na Serra Catarinense, ficou posicionado em 13º lugar no ranking das avaliações.