3397103_resize_1500_1500

TCE reconhece Palmeira como exemplo em Educação na Serra Catarinense

por Oneris Lopes / Amures | Fotos Alisson Magalhães / Ascom PMP

“Identificamos boas práticas de Educação no município de Palmeira. Tive a oportunidade de visitar a Escola de Educação Básica Professora Antonieta de Souza, bem referenciada nos dados do Painel ICMS Educação. Também visitei o Centro de Educação Infantil Laura de Souza Rafaele, que era uma obra paralisada do programa Pró-Infância e foi finalizada com recursos próprios do município”.

A declaração é do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Gerson dos Santos Sicca, que esteve na Serra Catarinense semana passada e participou de encontro da Fecam na sede da Amures e de visita técnica à duas escolas de Palmeira. O conselheiro procurou saber pessoalmente, porque a rede municipal de educação de Palmeira atingiu o melhor índice entre os municípios da Amures.

Gerson Sicca, disse ter identificado diversos pontos de integração da comunidade na escola e a melhoria estrutural da unidade de ensino. Na Palmeira identificamos elementos de boas práticas na gestão pública e visitei também, a secretaria de Educação do município que tem compromisso educacional exemplar”, citou o Conselheiro do TCE.

A publicação pelo Ministério da Educação (MEC), do resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, coloca a rede municipal de educação de Palmeira como exemplo em Santa Catarina. Segundo a prefeita Fernanda Córdova, a taxa de aprovação significa que, de cada 100 alunos, 94 foram aprovados, e a prova do Saeb avalia os alunos com relação aos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática.

“Esse resultado é fruto de anos de trabalho, de qualificação de alunos e professores e do cumprimento do currículo escolar com qualidade e de parcerias com nossa comunidade”, avalia a prefeita. O resultado atribuído a Educação em Palmeira foi de 6,3, acima inclusive o índice da Rede Nacional (5,8) e o da Rede Estadual de ensino (6,1). No período avaliado, os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram taxa de aprovação de 94% com nota de 6,6 no Saeb.