O Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, de Santa Catarina (SDS-SC), Claudinei Marques, visitou o município de Palmeira na manhã desta quarta-feira (19), para alinhar o investimento R$ 750 mil, destinado à construção de uma nova unidade Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Acompanhado pela Prefeita Fernanda Cordova, a secretária de assistência social, Adalci Salete Pereira, a coordenadora do CRAS, Ingrid Farias de Liz, e os vereadores, Reinaldo Carlos Borges e Carlos Geovane do Amaral, o secretário fez uma visita técnica no atual CRAS e também no terreno onde será construído o novo centro.
“A cidade está crescendo, e como consequência desse processo de desenvolvimento, recebemos muitas pessoas que precisam de ajuda. Esta nova estrutura, é de grande importância, pois vai proporcionar um melhor atendimento de cada um que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, ressalta a prefeita.
O investimento da nova unidade está ligado ao programa Gente Catarina, que integra diversos órgãos estaduais para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores no Estado.
O novo CRAS possuirá 172 metros quadrados respeitando os padrões estabelecidos pelo Estado. O espaço físico conta com sala de atendimento familiar, administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiúso, área externa coberta e mobília.
“Sabemos que esses novos aparelhos irão trazer um desenvolvimento social para a cidade. Pois, suas ações trarão impacto direto sobre os que serão atendidos, e indiretos pelos efeitos positivos que vão trazer a todos”, destaca o secretário Claudinei Marques.
Segundo a secretária de Assistência Social, Adalci Salete Pereira, a expectativa é que no início do mês de março as obras comecem. “Ficamos felizes e gratos por este recurso, chegou em boa hora. O CRAS precisa de uma unidade melhor estruturada, estamos com diversas ações a serem realizadas ao decorrer do ano, em prol das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, conclui.
>> Sobre o CRAS
O CRAS constitui um dos principais equipamentos no acesso aos direitos socioassistenciais. No espaço são promovidos o acolhimento, a convivência e a socialização de famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade e risco social. O CRAS efetiva a referência e a contrarreferência aos usuários, tendo como eixos estruturantes a matricialidade sociofamiliar e a territorialização.