Fundada em 23 de dezembro de 2006, em meio ao campo, sob o som dos pássaros, rodeada de simplicidade e belas paisagens, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leopoldo José de Farias, fica situada na localidade de São Sebastião, interior do município de Palmeira.
Constituída por uma equipe de sete profissionais: médica, dentista, enfermeira, técnica, agentes e assessora de serviços externos, a unidade disponibiliza consultório médico e odontológico, sala de triagem e de espera, cozinha e banheiro. Atendendo cerca de 20 a 30 semanais, o centro de saúde não recebe apenas os moradores da comunidade, mas também das localidades vizinhas, como: Barreiro, Azulão e Farinha Seca.
Além de proporcionar qualidade ao atendimento, a unidade disponibiliza transporte aos pacientes. Conforme explica a enfermeira responsável pela unidade, Rosiane Ramos, devido à distância em que cada paciente mora, o atendimento é feito por dois métodos. “A Secretaria Municipal do Município, disponibiliza o carro da saúde para fazer o deslocamento desses pacientes, tanto para trazer até a nossa unidade ou para levar até o hospital. Também fazemos visitas domiciliares para aqueles que estão inaptos a saírem de casa”, explica.
Com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, as unidades do interior do município de Palmeira, como a do São Sebastião, contam com a parceria da unidade central, Orlandina Souza Hemkemaier e também do Hospital Santa Clara, em Otacílio Costa, para atendimento grave de urgência e emergência.
Intercalando o atendimento entre as UBS’s, do município, a médica Yalin Rodrigues, atende todas as quintas-feiras de manhã na Leopoldo José de Farias. “Eu vim de Cuba para o Brasil em 2017, cheguei em Palmeira em 2019 para trabalhar nas unidades. Gosto muito da equipe aqui, somos unidos e todos ajudam. É uma comunidade simples, as pessoas daqui tem a cultura de procrastinar em receber um atendimento, então quando chegam aqui é porque realmente precisam, por isto, sempre oferecemos o nosso melhor, com hospitalidade e profissionalismo”, comenta a médica.
O atendimento odontológico é disponibilizado todas as sextas-feiras de manhã com a dentista Roberta Vedana. Já o deslocamento e outras atividades externas ficam sob responsabilidade dos agentes Nilton Veloso da Silva e Elio Chaves. “Minhas companheiras fixas de trabalho durante a semana na UBS, é a enfermeira técnica Karine Correia, e a assessora de serviços externos Eliziane Aparecida de Souza, elas me ajudam na recepção, triagem e atendimento dos pacientes. “Tanto a equipe interna quanto a externa, somos um time que trabalhamos juntos e crescemos juntos. Nos doamos todos os dias para oferecer o melhor atendimento”, cita Rosiane.
A ideia futura da unidade, é montar um grupo de apoio com a comunidade em parceria com a psicóloga do município, também fazer uma horta comunitária, com ervas (chás) medicinais. Segundo Rosiane as pessoas ficam muito isoladas no interior devido à distância, provocando um pouco de solidão além de outros problemas que enfrentam sozinhos, por este motivo será elaborado um grupo de apoio. “O projeto da horta já está em andamento, nossos agentes estão preparando o solo e em breve teremos plantas medicinais disponibilizadas à comunidade”.
Para Rosiane ser enfermeira da UBS do São Sebastião é motivo de alegria e satisfação. “Posso dizer que ser enfermeira da UBS do São Sebastião me faz sentir diariamente gratidão em poder acalentar e de certa forma acolher as pessoas do interior que nem sempre conseguem se deslocar, todos os dias chego em casas com a sensação de missão cumprida. Gosto de fazer as visitas a domicílio, pois assim conheço a realidade dos nossos pacientes de perto. Eu amo a profissão que escolhi e nossa equipe é maravilhosa”, conclui Rosiane.
O secretário municipal de saúde, Reinaldo Carlos Borges, ressalta e parabeniza a equipe. “Certamente é uma equipe muito organizada, assim como as das outras unidades. Nas próximas semanas vamos apresentar as unidades do Mato Escuro e São Sebastião. Nosso trabalho é proporcionar o melhor atendimento a população palmeirense”, finaliza.