O dia 18 de maio é conhecido como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data que reforça a campanha de sensibilização à prevenção desse crime, foi lembrada pela pedagoga e graduanda de serviço social, Mabel da Silva, aos alunos de Palmeira, na última quinta-feira (18).
Reunidos no Salão Paroquial da Igreja Católica Nossa Senhora dos Prazeres, os alunos participaram de uma palestra e um teatro com fantoches conduzidos por Mabel. No teatro, a pedagoga abordou exemplos de situações para que as próprias crianças e adolescentes consigam perceber casos e denunciá-los. Assim, explicando como casos como esses acontecem, e em quem confiar no momento de buscar ajuda.
Sendo uma ação realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Prefeitura de Palmeira em parceria com a Secretária Municipal de Assistência Social, o objetivo principal da data, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Participaram do evento: a prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, a secretária de assistência municipal de assistência social, Adalci Pereira e a coordenadora do CRAS, Ingrid Farias de Liz.
>> Sobre o 18 de maio:
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo o país. Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.