Melhorar a qualidade da água potável para a população. Esse foi o objetivo da delegação que acompanhou a prefeita Fernanda Córdova, que esteve, na terça-feira, 18, em Florianópolis, onde se reuniu com o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Walter Gallina, para tratar da ampliação da Estação de tratamento de água que atende o município.
“Quando foi construída, a E.T.A. foi projetada para atender 90 ligações, que era o que Palmeira tinha naquela época. A cidade cresceu e, hoje, são mais de quinhentas. O reservatório é insuficiente”, argumenta a prefeita, que saiu da reunião com o compromisso do presidente da Casan de realizar um estudo para ampliação da estação.
Conforme ela, a necessidade da ampliação é primordial para melhorar a qualidade do abastecimento de água para a população. “Como o reservatório não consegue suprir a demanda, a água acaba chegando ás torneiras com a coloração escura, dando impressão de ser imprópria para consumo. Essa é mais uma conquista para melhorar ainda mais a qualidade de vida de nossos munícipes”, finalizou.
O estudo será conduzido pela Casan e ainda não tem data para ser executado.
Além da ampliação, Casan libera projeto de saneamento para município e perfuração de Poço artesiano
Outros assuntos estiveram em pauta na reunião e tiveram desfecho positivo. Um destes foi o projeto de saneamento básico para o município, no qual a prefeita também obteve garantias do presidente da companhia de que o recurso para o projeto será liberado o mais rápido possível, para que o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) possa realizar os procedimentos de contratação da empresa que deverá fazer o projeto.
Além disso, a Companhia vai liberar recursos para a perfuração de um poço artesiano, em localidade que deverá ser indicada pela prefeitura, que conduzirá um estudo para determinar o melhor local para a execução da perfuração.
“Foi uma viagem excelente, onde nossas demandas foram ouvidas, compreendidas e atendidas pelo presidente da Casan. Já temos recursos para o saneamento, mas dependíamos do projeto que, em breve, teremos. Além de melhora a qualidade de vida das pessoas, o saneamento acaba tendo impacto positivo em outras áreas, como a saúde, já que diminui a incidência de doenças por conta de contaminações da água”, finalizou a prefeita.