Lâmpadas que foram distribuídas em Palmeira como parte do projeto.

Celesc distribui lâmpadas de Led em Palmeira

Os moradores do município de Palmeira poderão trocar, gratuitamente, suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por lâmpadas novas, com tecnologia Led. A ação faz parte da 1ª fase da 2ª etapa do Programa Banho de Energia, da Celesc, que acontece no próximo sábado, 16, a partir das 10h, em frente ao Paço municipal.

Os objetivos do programa, que além da distribuição das lâmpadas, contemplará, a partir de outubro, 80 famílias rurais do município com a instalação de sistemas para o aproveitamento do calor gerado por fogões a lenha para aquecimento de água nas moradias, é proporcionar melhores condições às famílias, bem como proporcionar economia de energia.

O Programa, que já beneficiou mais de mil famílias em toda a Serra Catarinense, chega a Palmeira através da articulação da prefeita Fernanda Córdova. “É mais uma conquista que vai melhorar as condições das famílias do interior de nosso município, dando a elas mais condições para investirem em suas propriedades”, comemorou a mandatária.

Lâmpadas duram mais e são mais econômicas

Alta durabilidade e capacidade econômica são duas grandes vantagens proporcionadas pelas lâmpadas de Led em comparação com as lâmpadas tradicionais. Com a possibilidade de chegar facilmente a mais de 50.000 horas de uso, contra cerca de 7000 horas das lâmpadas fluorescentes tubulares (as com maior vida útil entre as lâmpadas tradicionais), uma luminária de LED de 4,5 watts substitui uma lâmpada incandescente de 60 watts, consumindo menos 55,5 watts por hora de uso, mais de 90% de economia no consumo de energia.

Para ter direito as lâmpadas, basta que os munícipes compareçam em frente ao paço municipal com o Talão de luz, comprovando residência no município, e levando as lâmpadas tradicionais, que serão trocadas pelas novas lâmpadas.