A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente. Com esse objetivo, os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram nesta terça-feira (14) de uma roda de conversa com a aposentada Maria Salvelina Farias Pereira, de 69 anos.
Recebida pelas crianças e adolescentes no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dona Salvelina compartilhou com os grupos como eram os antigos costumes e como a cidade evoluiu sua infraestrutura nos últimos anos. “Moro em Palmeira desde 1965, fico feliz em compartilhar com eles um pouco da história do nosso município; sobre como as coisas funcionavam e eram mais trabalhosas, pois não tinha a facilidade que temos hoje”, comenta.
Após a roda de conversa, os grupos se dirigiram para uma visita técnica na Câmara Municipal de Vereadores e em seguida na Prefeitura Municipal de Palmeira, onde foram recepcionados pela secretária de administração Eliane Coelho de Souza, que fez toda a apresentação dos setores.
O cronograma do projeto foi encerrado no gabinete, onde foram recebidos com um café acompanhados da Prefeita Fernanda Cordova e do vice-prefeito Sandro Masselai.
“Foi uma atividade intergeracional, que também é um dos objetivos do serviço de convivência. Esses projetos são desenvolvidos mensalmente, e como mês que vem (julho), Palmeira completa 27 anos de emancipação, pautamos a história do município. A história fornece elementos de compreensão da sociedade e cultura, que ajudam a desenvolver o pensamento crítico. Temos mais projetos futuros a serem realizados com os grupos, com novos temas e dinâmicos também”, explica a coordenadora do CRAS, Ingrid Farias.