NOTA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA

Em Face do exposto publicamente pela Sra. Marta Regina Santos, que argumentou, em alguns veículos de comunicação, ter sido ‘esquecida’ no dia de sua consulta no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), na última sexta-feira, 15, esclarecemos que:

1 – O Procedimento padrão dos carros que conduzem pacientes do município para consultas no CIS é padrão desde o início desta gestão, e é amplamente exposto, tanto no carro, quanto nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde, segundo o qual os carros saem de Palmeira, pela manhã, às 07h e retorna às 11h, e na parte da tarde saem de Palmeira às 12h e retornam às 17h. Tal procedimento é de conhecimento de TODOS os pacientes que utilizam o serviço, e o Comunicado é expresso no sentido de que, caso um paciente precise ficar em Lages, ainda em consulta, retornará junto com o próximo retorno do veículo, às 17h.

Dito isto, é fato que a paciente em questão conhecia esse procedimento, pois não é a primeira vez que se utiliza dos serviços da Secretaria de Saúde do município.

2 – Sobre os fatos ocorridos no dia 15 de setembro de 2017, quando a paciente afirmou ter sido “esquecida” durante o período da consulta, esclarecemos que:

Em primeiro lugar, cabe salientar que, de acordo com informações do motorista, a paciente se envolveu em uma briga com outra pessoa dentro do carro da Secretaria de Saúde enquanto o mesmo fazia o trajeto de ida, às 07h da manhã, causando a necessidade de que o motorista parasse o veículo para separar as duas envolvidas.

Além disso, de acordo com informações de profissionais do CIS, a paciente chegou ao Consórcio, pegou a senha de atendimento e saiu do local, retornando algum tempo depois. Ocorre que, quando ela retornou ao local, sua senha já havia sido chamada e ela foi orientada a retirar outra senha para atendimento. Ocorre que, ao retirar esta última senha, o atendimento da paciente ocorreria depois do horário de retorno do carro.

Ainda conforme informações apuradas junto ao pessoal do CIS, corroboradas pela Secretaria Municipal de Saúde, o motorista, apesar do prévio conhecimento que a paciente tinha do procedimento padrão, retornou e avisou à paciente que ele precisaria retornar no horário devido e que outro carro iria buscá-las, o que, de fato, aconteceu.

A paciente, ao finalizar sua consulta, entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Município, que enviou, por volta das 13h30, um carro a fim de transportar a paciente de volta ao município de Palmeira. Quanto aos horários de chegada do carro a Lages e retorno ao município, é sabido por todos sobre as dificuldades acarretadas pelas obras de reconstrução da SC-114, que podem gerar tempos de deslocamentos superiores aos normais.

Assim sendo, lamentamos as dificuldades relatadas pela paciente ao longo da Sexta-feira, 15, mas informamos que, em momento algum, houve qualquer tipo de esquecimento ou negligência dos profissionais da Secretaria de Saúde. Informamos, ainda, que toda dificuldade relatada pela paciente foi causada pelas atitudes da própria que, ao se ausentar do local de consultas perdendo sua vez, ocasionou o atraso de seu próprio atendimento.

Ressaltamos nosso compromisso em continuar melhorando nossos processos em todas as secretarias a fim de evitar, ao máximo, quaisquer eventos que possam trazer transtornos aos nossos munícipes.

Finalizamos informando que a própria Secretária de Saúde do Município, Bruna Muniz, recebeu da Sra. Marta a solicitação de uma reunião, na última segunda-feira, 18, a qual a paciente não compareceu e não deu quaisquer informações de sua ausência.

Sem mais para o momento, nos despedimos com cordiais saudações a todos.